É de conhecimento comum que ter uma Educação de qualidade é muito importante para a vida das pessoas. Tendo acesso a ela enquanto crianças e adolescentes, os indivíduos se desenvolvem melhor – pessoal e socialmente –, têm mais oportunidades econômicas, conseguem exercer ativamente sua cidadania e podem contribuir com o progresso da sociedade.
Educação
Conheça os quatro pilares da Educação fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes
A Educação é a base fundamental de qualquer sociedade que preze por boas condições de desenvolvimento e bem-estar para crianças e adolescentes. A Educação de qualidade é foco, também, de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que possui, entre as suas metas, garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário com qualidade.
No próximo dia 21, às 10h, a Fundação Abrinq, em parceria com o Acervo Otávio Roth, realizará o webinar A Árvore 2023: Biomas Pantanal e Cerrado, para marcar o início das atividades do segundo ano do Projeto A Árvore. O evento será aberto ao público.
A infância e adolescência são períodos de grande importância na vida de qualquer indivíduo. São as experiências vividas durantes estes primeiros anos da vida que mais contam para a formação da pessoa que cada um se tornará no futuro.
O brincar é uma prática fundamental para toda criança. Por meio dele, ela aprimora o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, explora novos sentimentos e até a comunicação, assim como contribui para a construção de vínculos com outras pessoas.
A responsabilidade social corporativa surgiu como uma maneira de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação a questões sociais, ambientais, éticas e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram.
Com a pandemia, a participação das empresas em soluções para problemas que afetam toda a população ficou ainda mais evidente, destacando a importância da atuação coletiva entre o setor privado para o bem-estar comum.
Especialista fala sobre como manter as crianças e os adolescentes motivados durante as aulas remotas
O retorno às aulas continua sendo um desafio para o Brasil. Isso porque a insegurança na área da saúde e a incerteza quanto à modalidade de ensino geram muitas dúvidas e precisam de estratégias personalizadas, que levem em conta a realidade e as necessidades de cada local.
Muitas escolas estão retomando gradualmente as aulas presenciais, algumas adotaram o formato híbrido (mescla entre aulas presenciais e online), limitaram a capacidade das turmas para até 50% dos alunos, outras optaram por deixar a frequência facultativa.
Um dia após a aprovação da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais, em caráter excepcional, durante a pandemia, como a suspensão da obrigatoriedade do cumprimento da carga horária e dias letivos estabelecidos na educação infantil, assim como propõe que o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleça diretrizes para a continuidade das atividades dado o contexto atual, a Fundação Abrinq realizou um webinar para refletir sobre o retorno às aulas
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 26/20), que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), já foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve ser votada no dia 20 de agosto no Senado Federal.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atual terminará em dezembro de 2020. Com a proximidade do prazo de término, nos últimos anos, houve um intenso debate público sobre um novo modelo para o Fundo.