Projeto A Árvore

Incentivar nas escolas os temas direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes por meio da arte-educação.

A Árvore é uma instalação itinerante de arte participativa e intergeracional, formada por pequenas folhas de papel de acetato desenhadas por crianças e adolescentes de todo o mundo.

A obra foi idealizada pelo artista plástico Otávio Roth na Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS) em 1990, como símbolo da paz e da integração entre os povos.

Após vinte anos da morte precoce de seu idealizador, o Acervo Otávio Roth relançou a proposta e colocou a obra em exposição durante 18 meses, atraindo mais de 30 mil visitantes nas cidades de Bauru – SP, Jundiaí – SP e São Paulo – SP.

Para a sua execução, o projeto prevê o cumprimento dos seguintes objetivos específicos: possibilitar aos participantes uma compreensão sistêmica e transversal sobre o ensino de direitos humanos, princípios da sustentabilidade e cidadania; reforçar espaços para o sentimento de pertencimento à comunidade; e propiciar às famílias e às comunidades a oportunidade de entenderem como os estudantes percebem e experimentam os direitos humanos.