Notícias

Educação em pauta no próximo webinar da Fundação Abrinq

10/03/2023
Educação em pauta no próximo webinar da Fundação Abrinq

No próximo dia 21, às 10h, a Fundação Abrinq, em parceria com o Acervo Otávio Roth, realizará o webinar A Árvore 2023: Biomas Pantanal e Cerrado, para marcar o início das atividades do segundo ano do Projeto A Árvore. O evento será aberto ao público.

Na ocasião, o evento terá a participação de Anna Penido, diretora do Centro Lemman, que é uma referência na área de Educação e participou da criação do portal Porvir, da Base Nacional Comum Curricular e da reforma do ensino médio. Também estarão presentes Anna Lídia Riboli, professora e representante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Antônia Silva Santos, destaque do projeto em 2022, além de Ana Beatriz Roth, idealizadora do projeto e diretora do Acervo Otávio Roth.

A Árvore é o nome de uma instalação itinerante de arte participativa formada por folhas de papel pintadas individualmente por mais de 90 mil crianças de cerca de 70 países que, por meio da linguagem universal do desenho, compõem uma peça única de arte colaborativa.

O Projeto A Árvore utiliza a arte e a linguagem universal do desenho para ensinar crianças sobre temas sociais importantes, como Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável. Com duração até 2025, tem o objetivo de alcançar, pelo menos, dez capitais brasileiras nas cinco regiões do país. Ao final, cada criança produzirá duas folhas: uma ficará disponível para a instalação da Árvore na escola e outra que será utilizada na instalação original.

Em 2022, as ações do projeto contemplaram o Bioma Amazônico, formado pelos estados de Amapá, Amazonas e Rondônia, e o Rio de Janeiro. O projeto sensibilizou 494 educadores e 35.544 estudantes de centros urbanos e zonas rurais dessas regiões ao longo do ano.

Agora em 2023, o webinar A Árvore 2023: Biomas Pantanal e Cerrado vai falar um pouco sobre as atividades do projeto nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. 

De acordo com Cassia Moraes, líder da área de Educação da Fundação Abrinq, “temos a expectativa de semear, nos Biomas Pantanal e Cerrado, este projeto. O objetivo é contribuir com o nascimento de raízes fortes e firmes na temática dos direitos humanos, alinhados com a arte-educação, por meio da obra de Otávio Roth. O nosso propósito é transmitir um sentimento de pertencimento, valores a uma mesma humanidade, onde os estudantes possam discutir, refletir e criar as folhas que irão compor uma bela árvore em suas unidades escolares, contribuindo para que estes frutos possam ser um futuro próspero, justo e democrático”.

O webinar será transmitido pelo canal do YouTube da Fundação Abrinq. Reserve a sua agenda!

Webinar A Árvore 2023: Biomas Pantanal e Cerrado

Data: 21 de março de 2023

Horário: 10h

Onde: canal do YouTube da Fundação Abrinq 

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais