Notícias

Fundação Abrinq desenvolve atividades nos biomas do Cerrado e Pantanal em 2023

22/11/2023
Fundação Abrinq desenvolve atividades nos biomas do Cerrado e Pantanal em 2023

O Projeto A Árvore, desenvolvido pelo Acervo Otávio Roth e apoiado pela Fundação Abrinq, tem o objetivo de incentivar nas escolas os temas direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes por meio da arte-educação. Em 2023, o foco de atuação do projeto é nos Biomas Pantanal e Cerrado, com uma articulação com as Secretarias de Educação do estado de Goiás e dos municípios de Palmas – TO e Corumbá – MS. O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre seus próprios direitos, em cada região do Brasil.

Durante sua realização, o projeto visa percorrer os seis biomas brasileiros, alcançando mais de 100 mil crianças e adolescentes, educando as novas gerações para uma convivência baseada em respeito e colaboração.

A Árvore é o nome de uma instalação itinerante de arte participativa formada por folhas de acetato pintadas individualmente por mais de 90 mil crianças de cerca de 70 países que, por meio da linguagem universal do desenho, compõem uma peça única de arte colaborativa.

A instalação foi descontinuada após a morte de Otávio Roth em 1993, mas teve sua proposta relançada em 2018 pelo Acervo Otávio Roth com a ideia de retomar o processo contínuo da cultura de paz pela sensibilização de crianças de diferentes origens e de diferentes gerações.

As escolas participantes do projeto recebem um kit educativo com orientações gerais e conteúdos complementares de sensibilização para o desenvolvimento dos respectivos percursos pedagógicos.

“O projeto tem ajudado os estudantes a conhecerem os seus direitos e deveres, para além disso ter contato com as obras do artista Otavio Roth, ele sensibiliza e traz um novo olhar para os estudantes, de como fazer uma obra colaborativa com um sentimento de um mundo melhor para o futuro”, conta Paulo Siqueira, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Corumbá – MS.

Em junho, o projeto realizou encontros de sensibilização e engajamento com as Secretarias Estaduais de Ensino. Além de apresentar os objetivos e as expectativas das ações da iniciativa, houve espaço para questionamentos, dúvidas e sugestões para o desenvolvimento das atividades, respeitando as realidades de cada território.

Como exemplo de atividade, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Matheus Henrique, de Palmas – TO, foram ao viveiro próximo à escola conhecer as plantas do Bioma Cerrado, realizando um estudo do meio, valorizando o meio-ambiente local. De acordo com a professora Roní Lopes Nascimento, responsável pelo projeto na escola, “nossos alunos amaram o projeto. Isso é visível quando tocamos no assunto de direitos humanos. Eles estão com o tema na ponta da língua”.

Projeto Um Olhar Enaltecedor

Em 2022, o Projeto A Árvore atuou no Bioma Amazônia e no Rio de Janeiro, territórios nos quais sensibilizou 494 educadores e 35.544 estudantes de centros urbanos e zonas rurais, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Mesmo com o término das atividades do projeto nestes territórios, em agosto de 2023, a Fundação Abrinq e o Acervo Otávio Roth passaram a promover o Projeto Um Olhar Enaltecedor com a Secretaria de Educação do Estado (SEED) do Amapá, a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) do Rio de Janeiro e a SEDUC Rondônia. Trata-se de uma iniciativa para fortalecer o entendimento sobre os direitos humanos. Assim, o projeto propõe a elaboração e produção de um roteiro para curta metragem que expresse e reflita sobre a singularidade de sua comunidade. 

O objetivo é que com a investigação sobre sua comunidade e suas dinâmicas, o aluno tenha o potencial de ressignificar aquele espaço – físico e simbólico. A descoberta ou o fortalecimento do sentimento de pertencimento intensifica o olhar cidadão para o coletivo.

“No ano passado já tínhamos participado do Projeto A Árvore. Este ano estamos no Projeto Um Olhar Enaltecedor, dando continuidade ao processo de aprendizado. Os adolescentes da escola estão muito curiosos a conhecer cada vez mais a obra de Otavio Roth, além de estarem produzindo um curta-metragem com o uso do celular. Este projeto tem uma linguagem bem próxima dos estudantes”, afirma Giovanna Maria dos Reis, da SEDUC Rio de Janeiro.

”Nós acreditamos que existem talentos nas redes públicas do Brasil inteiro que conseguem se apropriar desta oportunidade e desenvolver propostas adequadas à sua realidade, sem abrir mão dos princípios que o projeto transmite aos alunos”, conta Ana Roth, diretora do Acervo Otávio Roth.  

Resultados do projeto em 2023

No dia 07/12, às 14h, a Fundação Abrinq realizará um webinar para apresentar todos os resultados do Projeto A Árvore em 2023. Para acompanhar a transmissão, clique aqui no dia e horário indicados.
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais