
No dia 17 de junho, a Fundação Abrinq marcou presença no Seminário Estadual de São Paulo para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) – decênio 2024-2034. Realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o evento foi promovido pela Câmara dos Deputados, sob a liderança da deputada federal Tabata Amaral, presidente da comissão.
A convite da deputada, a Fundação Abrinq foi representada por Ana Medeiros e Cassia Moraes, líderes de programas e projetos de Educação. A participação demonstra o compromisso da organização com a pauta educacional e sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em todo o país.
“Estar presente em um debate dessa magnitude demonstra o nosso reconhecimento como referência na promoção da Educação como direito fundamental e instrumento de transformação social”, afirma Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.
Discussões sobre o futuro da Educação
O seminário reuniu representantes da sociedade civil, profissionais da Educação, gestores públicos e especialistas para discutir propostas e metas do novo PNE. Durante o encontro, os participantes apresentaram contribuições relacionadas à ampliação do acesso à educação de qualidade, à valorização dos profissionais da área e à redução das desigualdades educacionais.
Ana Medeiros e Cássia Moraes acompanharam as discussões como ouvintes, com atenção especial às proposições voltadas à primeira infância, ao ensino fundamental e à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“A Educação é um dos pilares do desenvolvimento integral e uma prioridade absoluta na nossa atuação. Estar próximo dos debates sobre o novo plano decenal é essencial para seguirmos contribuindo com políticas públicas mais justas, inclusivas e eficientes”, reforça Victor Graça.

A atuação da Fundação Abrinq
Para garantir que crianças e adolescentes no Brasil tenham acesso à Educação de qualidade, a Fundação Abrinq conta com programas e projetos que impactam desde os primeiros anos de vida até o final da adolescência. Conheça-os abaixo:
Projeto Alfabetiza
Qualifica as práticas pedagógicas em escolas de ensino fundamental - anos iniciais, na utilização de metodologias de ensino de alfabetização e letramento, a fim de contribuir com o desenvolvimento das crianças.
Projeto Brincar
Contribui com as práticas pedagógicas da educação infantil e do ensino fundamental ao implantar o uso da ferramenta do brincar e novas metodologias.
Projeto A Árvore
Incentiva nas escolas os temas direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes por meio da arte-educação.
Projeto Mudando a História
Potencializa o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade.
Projeto Construindo Futuros
Promove o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes do 9º ano - anos finais, a fim de subsidiar a escolha dos itinerários formativos na transição para o ensino médio reduzindo a evasão escolar.
Programa Creche para Todas as Crianças
Aumenta o acesso, melhorar a infraestrutura e contribuir com a qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.