Após quatro anos de uma parceria marcada por colaboração, inovação pedagógica e impacto social, a Fundação Abrinq e o Acervo Otávio Roth encerraram o ciclo do Projeto A Árvore: Biomas Brasileiros, uma iniciativa que uniu arte, educação e direitos humanos para fortalecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em escolas públicas de todo o país.
Criado para ampliar o legado do artista e ativista Otávio Roth, o projeto levou formações, materiais educativos e vivências culturais a escolas de diferentes contextos. Trata-se de uma instalação itinerante de arte participativa, formada por pequenas folhas de papel de acetato desenhadas por crianças e adolescentes.
Como funcionou o projeto?
A partir de uma sensibilização de diretores, coordenadores pedagógicos e educadores relacionada aos direitos das crianças e dos adolescentes nas escolas por meio de workshops online, cada instituição integrante do projeto recebeu um kit com livros sobre direitos humanos e sustentabilidade, bem como um conjunto de reproduções artísticas da Série Declaração Universal dos Direitos Humanos para montagem de uma exposição. Cada criança nestas escolas foi convidada a desenhar seus sonhos para o futuro em duas folhinhas: uma foi incorporada à instalação itinerante e a outra compôs uma árvore na própria escola, que permanece, se enraíza e floresce na comunidade.
A ideia principal foi incentivar o ensino dos direitos humanos e dos direitos das crianças e dos adolescentes tanto por meio da formação de professores quanto pela realização de atividades educativas com os estudantes.
Um impacto que se espalhou pelo Brasil
Entre 2022 e 2025, o projeto alcançou resultados significativos:

*Números compilados até o mês de novembro de 2025
Ao longo da jornada, o número anual de estudantes envolvidos cresceu de forma consistente, saltando de 35.627 em 2022 para 49.393 em 2025:

“O mais significativo foi perceber que os estudantes se sentiram protagonistas, valorizando sua voz e suas ideias, e reconheceram como a arte pode expressar conceitos complexos como os Direitos Humanos”, relata Juliana Ghiotto, do Colégio Estadual Adonis Morski, de Boa Ventura de São Roque – PR.
O papel dos educadores
Os encontros formativos oferecidos pelo projeto reuniram professores de contextos muito diferentes. Eles tiveram acesso a conteúdos, reflexões e ferramentas que apoiaram novas práticas em sala de aula. Para muitos, essa vivência devolveu energia ao cotidiano escolar e abriu caminhos para trabalhar direitos humanos, território e sensibilidade por meio da arte.
E, no fim, nenhum resultado do projeto teria sido possível sem os educadores. Foram eles que acolheram o conteúdo, adaptaram atividades, estimularam conversas, abriram caminhos para a criatividade e criaram ambientes onde cada criança se sentiu capaz de participar.
“Quando conheci o Projeto A Árvore, percebi o quanto ele dialogava com meu propósito como professora de arte: educar pela sensibilidade, unindo expressão, pertencimento e consciência ambiental”, afirma Andressa Cordeiro, da Escola João Agnelo Vieira, de Araquari – SC.
Muitos educadores compartilharam que o projeto renovou seus propósitos pessoais e profissionais. Outros contaram que viram seus estudantes ganharem confiança, expressarem sentimentos e se enxergarem como sujeitos de direitos. Em muitas escolas, as atividades se tornaram um ponto de encontro entre gerações, aproximando professores, estudantes e famílias.
Um encerramento que deixa raízes vivas
A Fundação Abrinq e o Acervo Otávio Roth celebram o encerramento desse ciclo com a certeza de que o projeto deixou marcas profundas em cada comunidade participante. A obra coletiva que reúne os desenhos dos estudantes continua crescendo, carregando cores, histórias e sonhos de todo o país.
As raízes desse projeto seguem vivas nas práticas pedagógicas que nasceram dessas formações, nos laços criados entre professores e estudantes e no reconhecimento de que cada criança tem algo importante a dizer sobre si mesma e o lugar onde vive.
“Agradeço a parceria com o Acervo Otávio Roth, que desenvolveu esse projeto em todas as regiões do Brasil, de forma muito competente, com muito carinho, efetividade e empatia. Isso foi muito importante para nós. É o jeito Fundação Abrinq de fazer as coisas”, afirma Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.
O Projeto A Árvore encerra sua itinerância, mas não deixa de florescer. Ela permanece naquilo que inspirou: a coragem de olhar para o território, a força da arte como linguagem e a dedicação dos educadores que acolheram cada etapa com sensibilidade e cuidado.
Webinar de encerramento do ciclo 2025
No dia 27 de novembro, foi realizado o webinar de encerramento do ciclo 2025 para celebrar os resultados do ano e reunir professores, gestores e parceiros. O encontro marcou o fechamento das ações nos Biomas Pampas e Mata Atlântica Sudeste e apresentou os destaques regionais das escolas participantes.
Confira os resultados de 2025:
- 220 escolas parceiras
- 1117 educadores sensibilizados
- 49.393 estudantes beneficiados
*Números compilados até o mês de novembro de 2025
Para quem não pôde acompanhar, confira o webinar abaixo:
Escolas destaque e menções honrosas – Ciclo 2025
Durante a transmissão, foram anunciadas as escolas destaque e menções honrosas de cada município, além dos educadores que tiveram destaque ao longo do ano. Confira abaixo:
Rio Grande do Sul
Escola destaque
• Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso – Herveiras
Menção honrosa
• Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC
Paraná
Escola destaque
• Escola Estadual Floriano Peixoto – Laranjeiras do Sul
Menções honrosas
• Colégio Estadual Adonis Morski – Boa Ventura de São Roque
• Colégio Estadual Indígena Kó Homu – Laranjeiras do Sul
Santa Catarina
Escolas destaque
• Escola Alberto Speck – Itapoá
• Escola Municipal João Agnelo Vieira – Araquari
Menções honrosas
• Escola Cristina Marli Zipf Ribeiro – Araquari
• Escola Municipal Ponto Alto – Araquari
São Paulo
Escolas destaque
• EMEB Professor José Getúlio Escobar Bueno – São Bernardo do Campo
• EMEB Marcos Rogério da Rosa – São Bernardo do Campo
• Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo – Limeira
Menções honrosas
• EMEB Padre Fiorente Elena – São Bernardo do Campo
• EMEB Padre Leo Commissari – São Bernardo do Campo
• EMEF Orlando Cassaro – Pompéia
• Ceief Prof Jamile Caram de Souza – Limeira
• Emeief Alfredo Christiano Stahlberg – Limeira
• Ceief Profª Flora De Castro Rodrigues – Limeira
Pernambuco
Escolas destaque
• Escola Senador Aderbal Jurema – Garanhuns
• Erefem São Miguel – Recife
Menções honrosas
• Escola Barão de Vera Cruz – Igarassu
• Escola Major Lélio – Camaragibe
Educadores reconhecidos no ciclo 2025
Menções honrosas – Professores e professoras
• Leandra Cristine Pianco da Silva – Erefem São Miguel, Recife - PE
• Cristovão Petry – Escola Cristina Marli Zipf Ribeiro, Araquari - SC
• Andressa Cordeiro – Escola João Agnelo Vieira, Araquari - SC
• Bruna Sanzone Teixeira Lacerda – EMEB Professor José Getúlio Escobar Bueno, São Bernardo do Campo - SP
• Fernanda Silvério Raimundo – EMEB Marcos Rogério da Rosa, São Bernardo do Campo - SP
• Bianca dos Anjos Nonato – EMEB Maria Rosa Barbosa, São Bernardo do Campo - SP
Professora destaque do ciclo 2025
• Aline Palhano de Siqueira Voese, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, Herveiras - RS
