Notícias

Projeto apoiado pela Fundação Abrinq ensina temáticas sociais para crianças no Bioma Amazônia e Rio de Janeiro

28/10/2022
Projeto apoiado pela Fundação Abrinq ensina temáticas sociais para crianças no Bioma Amazônia e Rio de Janeiro

O Projeto A Árvore, desenvolvido pelo Acervo Otávio Roth e apoiado pela Fundação Abrinq, já deu início às suas atuações nos estados de Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro e Rondônia. Neste ano, o projeto está ensinando sobre Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável por meio da arte para milhares de crianças que moram em regiões correspondentes ao Bioma Amazônia + Rio de Janeiro.

A iniciativa conta com a parceira das Secretaria de Educação do Estado do Amapá, Secretaria Municipal de Educação de Macapá, Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, que trabalhão em conjunto com o Acervo Otávio Roth para proporcionarem a melhor experiência para os alunos de acordo com a realidade de cada lugar.

Bioma Amazônia + Rio de Janeiro

O Bioma Amazônia é compreendido pelos estados situados na região Norte do País, além de parte de outros localizados no Nordeste e no Centro-Oeste. A região é constituída por florestas tropicais e foi escolhida, junto com o Rio de Janeiro, para ser a primeira contemplada pelo Projeto A Árvore.

Até o momento, a etapa de formação dos profissionais das secretarias para compreenderem melhor o projeto e seu papel nele já foi concluída em julho com a realização de lives instrucionais oferecidas aos participantes. A elaboração de peças e kits para os estudantes também está ocorrendo e contou com o apoio da Editora Moderna e da Faber-Castell, que fizeram a doação de livros temáticos e caixas de lápis de cor, respectivamente.

A previsão para este ano é de que 64 escolas sejam contempladas pelo Projeto A Árvore e que 409 professores da rede pública estejam envolvidos no processo. Além disso, é esperado que mais de 25 mil estudantes recebam os ensinamentos sobre Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável e, posteriormente, contribuam com a montagem da Árvore por meio de seus desenhos.

Projeto A Árvore

A Árvore é uma obra de arte colaborativa e itinerante, concebida pelo artista plástico Otávio Roth em 1990. Suas folhas são criadas a partir de desenhos feitos por crianças do mundo inteiro e, inicialmente, seria completada no ano 2000 e exposta na fachada do edifício-sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

A instalação foi descontinuada após a morte de Roth em 1993, mas teve sua proposta relançada em 2018 pelo Acervo Otávio Roth com a ideia de retomar o processo contínuo da cultura de paz pela sensibilização de crianças de diferentes origens e de diferentes gerações.

Com o apoio da Fundação Abrinq, o Acervo Otávio Roth está desenvolvendo o Projeto A Árvore, por meio do qual pretende utilizar a arte e a linguagem universal do desenho para ensinar crianças sobre temas sociais importantes, como Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável.

O projeto passará por pelo menos dez capitais brasileiras nas cinco regiões do país e, ao final, cada criança beneficiada poderá adicionar uma folhinha com um desenho seu à Árvore. Em 2022, o foco foram cidades correspondentes ao Bioma Amazônia + Rio de Janeiro. Veja o cronograma da iniciativa para os próximos anos:

2023 – Bioma Pantanal + Bioma Cerrado

2024 – Bioma Caatinga

2025 – Bioma Mata Atlântica + Bioma Pampa

Para saber mais sobre o Projeto A Árvore, clique aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais