Notícias

Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP

08/12/2021
Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP

A responsabilidade social corporativa surgiu como uma maneira de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação a questões sociais, ambientais, éticas e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram. 

Com a pandemia, a participação das empresas em soluções para problemas que afetam toda a população ficou ainda mais evidente, destacando a importância da atuação coletiva entre o setor privado para o bem-estar comum. 

Para ser socialmente responsável, a empresa precisa assumir um conjunto de princípios, diretrizes e práticas que buscam ressignificar o papel de seus negócios e, assim, gerar mais valor e reputação para a marca. Dessa forma, engana-se quem pensa que apenas empresas de grande porte conseguem desenvolver práticas de responsabilidade social.     

Barbacoa: empresa com responsabilidade social 

Localizado em Parelheiros – SP, a Creche São Norberto, do Centro Social de Parelheiros, precisava de apoio para reformar o parque externo de uso das crianças. O ambiente estava há mais de 15 anos sem manutenção e, devido à ação do tempo, colocava em risco a proteção de quem frequentava o local. 

“A grama sintética estava muito velha e danificada, as crianças andavam tropeçando. Nós ficávamos pensando que precisávamos tirá-la, mas que piso colocaríamos no local e como colocaríamos? Já fazem dois anos que não realizamos o bazar e a festa junina, eventos onde conseguíamos recursos para fazer o que a verba principal não faz, porque é destinada para comida, água, luz, encargos e salários. Muitas coisas precisamos garimpar e essa reforma foi uma benção para nós”, conta Teresa Lima, presidente e uma das fundadoras do Centro Social de Parelheiros. 

A grama não era a única que apresentava deteriorações, as vigas do telhado também estavam velhas, algumas telhas danificadas e os brinquedos nunca foram revitalizados. 

Visto o cenário, a Fundação Abrinq, em parceria com o Barbacoa, proporcionou a reforma do espaço e outras adequações na instituição. Foi realizada a troca das telhas, pintura das vigas de madeiras, revitalização do espaço e instalação do piso emborrachado no parque. 

Além disso, também foi feita a instalação de cerâmica no quintal, que possuía rachaduras e, consequentemente infiltrações. Com a mudança, a organização deu vida para um espaço que antes não era aproveitado. Hoje, as crianças cultivam hortas de diferentes temperos e legumes, utilizados na cozinha da própria creche.

Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP
Espaço da horta após a instalação do piso de cerâmica.

“Foram reformados o chão de todo o quintal, o parque e retirada uma parede para aumentar uma sala de aula. Tudo isso é muito importante, não é porque [as crianças] são pobres e da periferia que não necessitam de coisas boas e bonitas. Um parque bonito, gostoso, bom e seguro é fundamental”, completa Teresa ao afirmar a importância das adequações e do brincar para o desenvolvimento das crianças. 

Desde fevereiro, o Centro Social de Parelheiros retomou as atividades presenciais, atendendo 35% da demanda. Em setembro, passou a oferecer atendimento para 100% das crianças que frequentavam a organização. No entanto, devido à pandemia, a frequência continua sendo opcional para cada família. 

“Em fevereiro, começamos o ano atendendo somente 35% das crianças, em agosto passou para 70% e a partir de setembro 100%. Entre as 252 crianças que atendemos, a frequência diária fica entre 180 e 190 crianças”, explica. 

Ao anunciar a reforma do Centro Social de Parelheiros e outras 19 instituições, a Fundação Abrinq ampliou a parceria com as empresas para que pudessem apadrinhar uma organização e, assim, custear toda a reforma necessária. No momento em que recebeu o convite, o Barbacoa, Empresa Amiga da Criança desde 1996, não pensou duas vezes ao decidir contribuir com a iniciativa. 

“Nós acreditamos no cuidado com a criança e na Educação. As crianças merecem um espaço coerente e adequado”, comenta Fabianne do Carmo, que atua na área de marketing do Barbacoa.

Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP
Veja o antes e depois da reforma no parque. 

O gesto de solidariedade da empresa proporcionou para as 252 crianças, entre 4 meses e 3 anos, um espaço confortável, adaptado para a faixa etária e seguro para que possam explorar, brincar e se desenvolver plenamente. 

“Todas as empresas deveriam realizar [ações de responsabilidade social]. É um trabalho muito bom e bonito, você está ajudando muitas pessoas e se todas as empresas colaborassem a Educação seria outra. Isso que vimos hoje é muito gratificante. Nós realmente sabemos que estamos fazendo o trabalho certo e que a Fundação Abrinq está investindo no local certo”, finaliza Antônio de Melo, gerente da unidade D&D Shopping do Barbacoa.

Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP
Representantes do Barbacoa e da Fundação Abrinq durante a inauguração do parque. 

Clique aqui e veja todas as fotos do parque após a reforma.

Como implementar ações de responsabilidade social 

Primeiro passo: caso a sua empresa ainda não tenha certeza sobre a melhor maneira de contribuir com a sociedade ou não possui um recurso fixo para este fim, mas deseja começar a desenvolver iniciativas de responsabilidade social, baixe o e-book Responsabilidade Social para pequenas e médias empresas: Um guia para a sua empresa começar agora, com exemplos práticos que ajudarão a identificar quais são as ações mais adequadas e como colocá-las em prática.

Doadora: se a sua empresa já entende a importância social de ajudar alguma causa continuamente e quer contribuir para a consolidação de muitas iniciativas, garantindo que os beneficiados poderão contar com o seu recurso mensalmente ou por um período maior, é possível se tornar uma doadora recorrente e programar contribuições mensais de um valor a sua escolha. 

Seja uma doadora da Fundação Abrinq e transforme a vida das crianças e dos adolescentes. 

Parceira: ao doar valores maiores, a empresa também pode se tornar parceira de uma organização social ou projeto e, dessa forma, patrocinar parte ou integralmente um projeto voltado para a sociedade. Tal ação gera potencial de reconhecimento para a marca e proporciona um contato direto com o público beneficiado. 

Marketing relacionado à causa: outra opção é destinar parte da venda de um produto ou serviço para alguma iniciativa, atrelar vendas a doações do próprio produto ou destinar parte do resultado de uma campanha própria para alguma ação social. 

Para saber mais sobre as possibilidades de impacto social, se tornar uma empresa parceira ou realizar uma ação de marketing relacionado à causa, entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail parcerias@fadc.org.br.

Responsabilidade social como um dos tripés da sustentabilidade 

A sustentabilidade compreende três pilares fundamentais de atuação, que são: responsabilidade econômica, responsabilidade ambiental e responsabilidade social. Para que ela de fato aconteça, todas as frentes precisam funcionar mutuamente e de forma integrada. 

Outro conceito que vem se popularizando e ganhando cada vez mais força no meio corporativo é o termo Environmental, Social and Governance (ESG — em inglês) ou Ambiental, Social e Governança (ASG — em português). O conceito ESG pauta as ações da empresa para que seus negócios sejam cada vez mais socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciados, ou seja, estimula que a empresa busque meios para minimizar ao máximo seus impactos ao meio ambiente, cuidar das pessoas e adotar boas práticas administrativas como forma de trazer melhores resultados financeiros.

Com esse modelo de atuação pautada na metodologia ESG, a empresa contribui positivamente para a sociedade e aumenta seu valor de mercado, gerando ganhos financeiros sustentáveis.  

Conheça o Programa Empresa Amiga da Criança e comece a pensar o seu negócio a partir de boas práticas atreladas ao ESG e à responsabilidade social corporativa. Saiba mais aqui.

Confira os benefícios de se tornar uma Empresa Amiga da Criança: 

•    Integra uma rede de assessoramento técnico, de acordo com as necessidades da sua empresa, para qualificar as práticas de responsabilidade social corporativa;
•    Tem acesso à conteúdos exclusivos sobre a infância e adolescência;
•    Se mantém alinhada a uma tendência de mercado, na qual prioriza e valoriza empresas que possuem compromisso social;
•    É valorizada pelos colaboradores, que tendem a ser mais dedicados e comprometidos com empresas que entregam valor para a sociedade;
•    É reconhecida como uma empresa atuante e comprometida com a causa da infância e adolescência;
•    Agrega valor à marca e se destaca no mercado;
•    Melhora a reputação e aumenta a credibilidade perante os consumidores e clientes.

Faça adesão ao programa e seja uma Empresa Amiga da Criança!

Veja outras matérias como esta: 

Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social
O papel das pessoas e das empresas na responsabilidade social
ESG: entenda o conceito que está em alta no meio corporativo

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais