Notícias

O papel das pessoas e das empresas na responsabilidade social

25/11/2020
O papel das pessoas e das empresas na responsabilidade social

Muito se fala da responsabilidade social das organizações, mas a prática individual também é tão importante quanto a primeira. Ao discutir sobre o tema muitas pessoas associam o termo ao setor corporativo, mas não sabem que ele pode ser utilizado também para definir a postura de uma pessoa que promove ou realiza alguma ação para o benefício do outro. 

O conceito, definido como responsabilidade social individual, inclui o envolvimento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive, mostrando interesse para o que está acontecendo na sua comunidade ou na resolução de alguns dos problemas locais. Em resumo, compreende-se pelas ações individuais que podem ser envolvidas no conceito solidário, capazes de promover benefícios para a sociedade e/ou para o meio ambiente. São atividades desenvolvidas por pessoas físicas, que integram organizações sociais ou que realizam projetos e iniciativas sociais de forma independente como visitas a abrigos, asilos e hospitais.  

A responsabilidade social individual deu origem às ações feitas pelas empresas, afinal, elas são compostas por indivíduos que, dentro e fora da empresa, ajudarão a determinar o seu papel transformador na sociedade.

Como praticar a responsabilidade social individual?  

A responsabilidade social individual pode começar com um simples gesto filantrópico como: um planejamento mensal para doações às instituições sociais, voluntariado em projetos que trabalhem com causas sociais, o consumo consciente, o não desperdício de alimentos, a escolha de marcas e empresas que são comprometidas com as causas ambientais e que não explorem a mão de obra infantil, entre outros.

Toda responsabilidade social, seja dentro das empresas ou individualmente, é um ato solidário e voluntário. A seguir, confira alguns exemplos de responsabilidade social individual que podem ser praticadas:

1. Repensar sobre o seu papel na sociedade;
2. Avaliar o poder de sua influência para o coletivo;
3. Ser o melhor cidadão que puder, mesmo quando estiver sozinho;
4. Cuidar da sua família e das pessoas no seu entorno;
5. Tentar olhar mais para a sua vizinhança e para o meio ambiente.

Qual o papel da empresa?

A individualidade e a coletividade devem possuir o mesmo grau de importância, pois ambas possuem papel essencial na mudança do mundo. A força empresarial é uma das mais importantes para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade. Durante muito tempo, as empresas acreditavam que seus objetivos principais eram gerar empregos, pagar impostos e criar bens e serviços. 

Porém, o mundo empresarial está cada vez mais consciente de que sua participação na sociedade vai muito além de pagar impostos, gerar empregos e criar produtos e serviços, e tem a percepção clara de que possui um papel no desenvolvimento da comunidade em que está inserido, criando programas que levam em consideração a natureza, a economia, a educação, a saúde, as atividades locais, os transportes e outros fatores relevantes para a sociedade. 

Quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, elas praticam a responsabilidade social corporativa.

“Somos parceiros da Fundação há mais de 19 anos e sempre promovemos eventos para vários empresários da cidade Santa Cruz do Rio Pardo (SP) para a primeira infância, pois queremos mobilizar e sensibilizar para que eles também se tornem parceiros. Investir em crianças é um investimento no presente e futuro”, afirma Marilene da Silva, assistente social do Núcleo Social da Special Dog.

Apesar dessas ações não terem retorno financeiro para a empresa é de se esperar que haja um resultado vantajoso na produtividade do trabalho dos funcionários, já que estando felizes e realizados em seu ambiente de trabalho, os colaboradores tendem a se tornarem mais produtivos. 

“Os resultados dos projetos sociais são notáveis, sobretudo, em relação aos diretores e coordenadores, pois é uma transformação de mentalidade. Agora eles precisam modificar e agregar novas metodologias, novos modelos, novas concepções para a prática das ações sociais”, revela Marilene.

Sejam sozinhas ou em conjunto, as empresas detêm um poder econômico muito significativo e transformador. 

Clique aqui e conheça mais sobre o conceito de responsabilidade social. 

Você também pode ser socialmente responsável. Entre em contato com a Fundação Abrinq e saiba como ajudar.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais