Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social

16/11/2020
Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social

A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa. Ou seja, qualquer indivíduo pode e deve praticar ações voluntárias pensando no bem-estar comum e no próximo. 

“A ideia da responsabilidade, tirando o aspecto jurídico, legal ou institucional, é que se a pessoa tem responsabilidade é porque ela tem poder para agir. Ou seja, é a ideia de que você cidadão pode transformar uma realidade. Você aonde quer que esteja, no seu ambiente profissional ou em uma atividade individual, tem responsabilidade em agir porque você pode agir. Você pode contribuir com os outros, com uma causa, pode aprimorar as relações sociais com determinado grupo”, explica Roberto Galassi Amaral, professor coordenador dos cursos de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade e Gestão de Projetos Sociais no Território do SENAC. 

Nos dias atuais, é notável a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade. Por meio dela, empresas e pessoas assumem a responsabilidade de suas ações em âmbito social, desde sua influência no meio ambiental, na vida das outras pessoas, no caso das empresas de seus colaboradores também, até causas maiores como a superação de problemas sociais. 

Tais ações, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia, porém, a médio e longo prazo podem gerar resultados positivos e perceptíveis para a população. 

Com a pandemia, a relevância da prática tornou-se ainda mais evidente, uma vez que indivíduos e empresas atuaram no enfrentamento da doença e tomaram medidas, a curto prazo, pensando no coletivo como doações de recursos, serviços e/ ou produtos. 

Tipos de responsabilidade social

Conheça as duas principais vertentes da responsabilidade social:

Responsabilidade social corporativa (RSC) ou responsabilidade social empresarial (RSE)

Visa atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes, assim como pela adoção de uma postura de maior responsabilidade das empresas pelos impactos que geram. 

Empresas socialmente responsáveis assumem um conjunto de princípios, diretrizes e práticas que buscam ressignificar o papel de seus negócios e, assim, gerar mais valor e reputação para a marca. Em outras palavras, seus stakeholders passam a valorizar mais algumas empresas por seus posicionamentos e práticas em prol da população. 

“A responsabilidade social ajuda a empresa a estabelecer o seu propósito para além da rentabilidade e da remuneração de seus acionistas. Ajuda a empresa a se tornar mais humana. Quando ela trabalha nesse aspecto da responsabilidade social ela fortalece a confiança dos outros. Quer dizer, fortalece a confiança de seus fornecedores, dos próprios acionistas, porque eles passam a acreditar que a empresa é séria, é digna e correta nesse sentido”, relata. 

Amaral, também expõe a importância da empresa trabalhar a responsabilidade social tanto com seu público externo como interno: “No universo da empresa eu diria que ela deveria tratar a responsabilidade social nos seus aspectos externos, na relação com todos aqueles interessados que estão no ambiente externo à empresa, incluindo aqui a sociedade, meio ambiente, governos, fornecedores e tudo mais, mas também nos seus aspectos internos, para os próprios acionistas, funcionários e para os familiares desses funcionários”, menciona.

Responsabilidade social ambiental (RSA) 

Busca atender à necessidade de a população ser mais socialmente responsável e ambientalmente sustentável. Assim, pessoas físicas e jurídicas passam a adotar medidas que visam o benefício da sociedade e do meio ambiente. 

Ações de responsabilidade social

Conheça três exemplos de responsabilidade social e comece a praticá-la: 

1. Apoio a causas sociais

Apoie organizações e projetos sociais que estejam relacionados aos seus valores e posicionamentos. A doação financeira pode ser uma ótima alternativa para quem não possui tempo, mas deseja ajudar. 

2. Ações de voluntariado 

Você pode ser socialmente responsável doando seu tempo ao realizar ações de voluntariado. As ações podem variar desde o atendimento gratuito a pessoas que precisam do seu serviço, mas não possuem recursos para adquiri-lo até a visita e promoção de um dia diferente para crianças e adolescentes de organizações sociais ou outros públicos. 

3. Marketing relacionado à causa

As empresas também podem optar por doar parte dos recursos adquiridos com a venda de seus produtos para alguma organização social ou projeto que seja condizente com seus valores e posicionamentos institucionais. 

Entenda a diferença entre responsabilidade social, filantropia, solidariedade e caridade

O professor coordenador Roberto Galassi Amaral também explica a diferença entre esses conceitos que, geralmente, são confundidos por muitas pessoas: 

"Quando se fala em responsabilidade social nós precisamos perguntar o que significa, porque as pessoas podem estar falando, por exemplo, de filantropia, caridade, solidariedade ou de uma ação voluntária de uma pessoa. A responsabilidade social integra esses elementos, mas cada uma dessas expressões tem ideias e conceitos bem definidos. 

Se estamos falando de filantropia, ela está descrita no dicionário como amor pela humanidade. Solidariedade pode dizer a mesma coisa, que a pessoa é benevolente, portanto, ajuda alguém, mas a solidariedade tem um ponto que eu gostaria de destacar porque ser solidário significa ser igual ao outro, estar com o outro. Veja então que a filantropia está mais no sentido moral e espiritual em alguma medida, mas a solidariedade me coloca igual a você. 
A caridade permite que a pessoa faça uma doação e não retorne para saber se quem precisava melhorou com aquilo. Isso é uma possibilidade e não quer dizer que seja sempre assim.

Já a responsabilidade social integra todas essas dimensões, que são históricas e utilizadas em diferentes áreas e que, hoje, sintetiza em uma ação de um indivíduo ou de uma empresa" comenta. 

Você também pode ser socialmente responsável. Entre em contato com a Fundação Abrinq e saiba como ajudar. 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais