Programa Emergência

Prover assistência humanitária a crianças e adolescentes afetados por emergências.

(11) 3848-4871

Doe para esta iniciativa!

Todos os anos, acontecem emergências no Brasil que causam inúmeras perdas e prejuízos. Nesses cenários, as crianças e os adolescentes, em especial os que estão em situação de desamparo socioeconômico, são os mais afetados devido à vulnerabilidade física, psicológica e social.

No entanto, a defesa e garantia dos direitos voltados à infância e adolescência em situações de emergências ainda são precárias, muitas vezes, porque as iniciativas de socorro imediato e generalizado se sobrepõem à proteção e assistência de crianças e adolescentes. Como consequência, há a ausência de um olhar mais cuidadoso e personalizado para este público, que possui necessidades específicas.

O Programa Emergência, da Fundação Abrinq, busca preencher esta lacuna, realizando ações de ajuda humanitária planejadas em conformidade com as reais necessidades das crianças e dos adolescentes.

O que são emergências?

São eventos adversos que provocam danos ao meio ambiente e oferecem riscos à vida, saúde, segurança e subsistência de uma população. Elas podem ser classificadas de duas formas:

Desastres naturais — que ocorrem de forma espontânea na natureza, como terremoto, tsunami, avalanche, estiagem, tempestade, epidemia, entre outros.

Desastres antrópicos — que são causados ou acentuados pela ação humana, como poluição do ar, do solo e da água, derramamento de óleo, explosão nuclear, colapso de infraestrutura, guerra, entre outros.

Ambos os desastres, quando somados, podem gerar emergências complexas, como algumas das maiores crises humanitárias já vivenciadas, por exemplo, da Síria, do Iêmen, Afeganistão, Sudão, Sudão do Sul, da Somália e República Democrática do Congo.

Os desastres que, historicamente, mais acometeram e acometem o Brasil são ocasionados por secas e enchentes. Apesar de se tratarem de fenômenos de origem natural, sua intensificação está diretamente associada a intervenções humanas e, em especial, às mudanças climáticas.

O que é ajuda humanitária?

É o conjunto de ações de caráter pontual que tem como propósito restaurar a dignidade e aliviar o sofrimento humano em contextos de emergência.

Alguns exemplos de serviços de ajuda humanitária incluem a doação de itens de primeira necessidade, a oferta de apoio psicossocial e a implantação de soluções hídricas, de saneamento e higiene.