Notícias

Fundação Abrinq ajuda a construir brinquedoteca para crianças refugiadas do Afeganistão

07/12/2022
Fundação Abrinq ajuda a construir brinquedoteca para crianças refugiadas do Afeganistão

Em uma ação conjunta com o Bradesco e seus colaboradores, a Fundação Abrinq realizou uma doação de brinquedos para a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, organização que, dentre outras atividades, presta atendimento a pessoas refugiadas.

A brinquedoteca foi construída na Casa de Acolhida Todos Irmãos, local coordenado pela Caritas, que funciona como um serviço de acolhimento imediato e emergencial para refugiados e está localizada na cidade de Guarulhos – SP. A contribuição beneficiará crianças refugiadas do Afeganistão com idades entre 3 e 10 anos.

Vanessa Pimenta é coordenadora da Casa e acredita que é muito importante que se tenha uma brinquedoteca no primeiro lugar que os pequenos chegam quando vêm do Afeganistão. “O objetivo é trazer calmaria e esperança, além de novas perspectivas porque as crianças, por mais que não entendam totalmente as situações, acabam absorvendo os impactos”, explica.

Confira como ficou o novo espaço:

Fundação Abrinq ajuda a construir brinquedoteca para crianças refugiadas do Afeganistão


Por meio do Programa Nossas Crianças, a Fundação Abrinq pôde organizar e efetivar as doações para a brinquedoteca. O programa tem o objetivo de repassar recursos financeiros para organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito às crianças e aos adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social, bem como oferece assessoramento técnico e administrativo com o objetivo de fortalecê-las.

Considerando a realidade de uma criança que precisou sair do próprio país para viver uma vida totalmente diferente em outro lugar, a existência de espaços seguros como a Casa de Acolhida e a sua brinquedoteca é essencial. Vanessa conta que já ouviu relatos sobre a situação das crianças no Afeganistão atualmente: segundo ela, muitas crianças no país árabe não têm oportunidade de brincar, desenhar ou pintar, mas encontram estas chances na Casa.

Para Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, ações como esta realizada com a Caritas são essenciais para garantir os direitos fundamentais das pessoas durante a infância. “Somos muito gratos pela parceria, pois assim pudemos ter a oportunidade de chegar até estas crianças afegãs e beneficiá-las com a doação dos brinquedos e criação da brinquedoteca. A iniciativa é uma reconstrução do direito de ser criança que foi prejudicado com a situação de refúgio”, relata.

Quando se trata de crianças em situação de vulnerabilidade social, como as refugiadas de outros países, o acesso ao brincar pode ser tão importante quanto as suas outras necessidades mais imediatas. As brincadeiras são uma forma de se desenvolver a Educação das crianças, pois é por meio destas práticas que, nos anos iniciais da vida, os pequenos compreendem a eles mesmos e ao mundo ao seu redor.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais