Notícias

Dia Mundial Humanitário: conheça a atuação da Fundação Abrinq em situações de emergências

19/08/2022
Dia Mundial Humanitário: conheça a atuação da Fundação Abrinq em situações de emergências

Hoje, 19 de agosto, é celebrado o Dia Mundial Humanitário. A data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008, lembra o atentado ao Escritório das Nações Unidas no Iraque, ocorrido em 2003, no qual atingiu inúmeras pessoas, entre elas, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que dedicou sua vida profissional a ações humanitárias.

A data também é uma forma de homenagear a atuação de tantos outros profissionais que se dedicam e em muitos casos, arriscam a própria segurança pelo bem comum.

Desde 2011, a Fundação Abrinq desenvolve ações humanitárias para aliviar os impactos negativos, causados por desastres, sofridos por crianças, adolescentes e seus familiares. Foram inúmeras iniciativas que promoveram espaços seguros, capacitação de profissionais sobre redução de riscos de desastres, bem como doações de toneladas de alimentos e kits escolares para milhares de famílias.

A defesa dos direitos voltados para a criança e o adolescente em situações de extrema vulnerabilidade, como nos casos de desastres, ainda é bastante precária. Por isso, neste ano, a Fundação Abrinq lançou o Programa Emergência, como forma de potencializar suas ações voltadas a emergências e oficializar sua atuação humanitária em prol da infância e adolescência.

O programa busca preencher lacunas por meio de propostas de ajuda humanitária desenhadas em conformidade com as reais necessidades dos beneficiários, tendo em vista que muitos, ainda estão em processo de desenvolvimento. Para isso, tem como principal objetivo prover proteção e assistência a crianças e adolescentes durante e após a ocorrência de emergências.

Mas, afinal, o que é ajuda humanitária?

É o conjunto de ações de caráter pontual que têm como propósito restaurar a dignidade e aliviar o sofrimento humano nos contextos de emergências. Alguns exemplos incluem a doação de alimentos, roupas, materiais de higiene e produtos de limpeza, a disseminação de orientações sobre saúde, a oferta de apoio psicossocial, acolhimento, entre tantas outras.

Podem ser consideradas emergências as situações que provocam danos ao meio ambiente e oferecem riscos à vida, saúde, segurança e subsistência de uma população. Elas podem ser classificadas como desastres naturais e desastres antrópicos.

Desastres naturais: ocorrem de forma espontânea na natureza, por exemplo, terremoto, tsunami, avalanche, estiagem, tempestade, epidemia, entre outros.

Desastres antrópicos: são causados ou acentuados pela ação humana, por exemplo, poluição do ar, do solo e da água, derramamento de óleo, explosão nuclear, guerra, entre outros.

Saiba mais sobre o Programa Emergência aqui.

Como contribuir com ações humanitárias realizadas pela Fundação Abrinq?

Aproveite o Dia Mundial Humanitário e ajude a Fundação Abrinq a proporcionar acesso à Educação e alimentação de qualidade para centenas de crianças e seus familiares que residem em Glória do Goitá – PE.

O município sofreu com as fortes chuvas entre os meses de maio e junho e, mesmo após três meses, muitas famílias ainda sofrem as consequências do desastre. Para aliviar o sofrimento delas, a Fundação está arrecadando recursos para doar alimentação, materiais escolares e acervos com livros para 280 crianças, entre 7 e 12 anos. Muitas delas nunca tiveram uma mochila ou até mesmo um simples caderno.

Faça uma doação única e ajude a transformar o dia a dia destas crianças! Elas precisam do seu apoio hoje.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais