O começo desta semana marcou o Dia Mundial da Saúde Mental. Comemorado em 10 de outubro, a data é um marco relacionado à educação e conscientização a respeito da importância de cuidar da mente, em qualquer idade. A pandemia de COVID-19, o isolamento social e o luto que muitas pessoas enfrentaram neste período contribuíram muito para que a sociedade se preocupasse mais com o cuidado em relação à saúde mental.
Saúde mental

Os três projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Criança já foram escolhidos pelo Comitê Técnico especializado após duas reuniões realizadas no mês de setembro. Para divulgar as iniciativas ganhadoras, a Fundação Abrinq realizará um evento online no dia 19 de outubro, exatamente uma semana após o Dia das Crianças. A transmissão contará, ainda, com a participação de um especialista que fará uma palestra sobre a importância de se promover a saúde mental desde a infância. Não perca!

A pandemia do novo Coronavírus afetou não só a saúde mental dos adultos, mas também das crianças e dos adolescentes. As pessoas não tiveram tempo de se preparar para enfrentar as consequências de uma doença desconhecida. Houve uma mudança na rotina, menos presencial e mais online, como o trabalho home office, as aulas remotas ou mesmo a diversão.

O Prêmio Criança 2020 reconhecerá as iniciativas vencedoras no dia 27 de outubro de 2020 por meio de uma transmissão online.
Neste ano, o prêmio tem como objetivo retratar a importância da saúde mental, em especial para as crianças e os adolescentes. Por isso, reconhecerá projetos voltados para a promoção da saúde mental na infância e adolescência.

A Fundação Abrinq finalizou a fase de avaliação dos projetos inscritos para o Prêmio Criança que, este ano, reconhecerá iniciativas sociais que atuam em benefício da saúde mental de crianças e adolescentes. A primeira etapa de avaliação para a premiação consistiu em uma análise documental das organizações inscritas e na seleção dos projetos. De 139 projetos analisados, 82 foram classificados para a fase seguinte.

A Fundação Abrinq realizou no início de setembro o 20ª Encontro Anual da Rede Nossas Crianças para falar sobre a saúde mental na infância e adolescência. O evento, realizado de forma online, possibilitou que profissionais de organizações da sociedade civil nas áreas da Educação, Assistência Social e Saúde pudessem entender e discutir mais sobre o tema.

Ajustar a rotina das crianças e dos adolescentes com a dos pais, responsáveis e outros familiares durante o período de isolamento social é um desafio para milhares de famílias que estão cumprindo a quarentena em casa no Brasil. Quando uma situação de emergência acontece, como a pandemia da Covid-19, o distanciamento social é, muitas vezes, a ação proposta pelas autoridades para mitigar a propagação da doença, preservar a saúde e proteger a vida da população.

O transtorno mental infantil é mais comum do que as pessoas podem imaginar. Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes desenvolvem condições de saúde mental que, muitas vezes, desencadeiam problemas que afetam os campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, bem como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade.

Todas as pessoas podem apresentar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais em alguma fase da vida. Porém, a infância e adolescência são períodos cruciais para que os indivíduos desenvolvam uma boa saúde mental. Crianças e jovens com condições de saúde mental, quando não tratados, podem perder momentos preciosos de suas vidas.

Criado em 1989, o Prêmio Criança foi um dos primeiros programas desenvolvidos pela Fundação Abrinq, com o objetivo de reconhecer e dar voz a projetos de outras organizações da sociedade civil que contribuam para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes.