Saúde mental

Escrito em 15/02/2024
Como cuidar da saúde mental das crianças na volta às aulas?

Cuidar da saúde mental das crianças durante o retorno às aulas, dentro e fora da sala de aula, é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e apoiar o desenvolvimento emocional saudável. 

Durante as férias, a rotina das crianças, muitas vezes, passa por mudanças significativas, caracterizadas por uma flexibilidade maior nos horários, ausência de compromissos acadêmicos e maior ênfase em atividades de lazer. Essa alteração pode impactar o retorno às aulas, uma vez que a transição para a rotina escolar pode ser desafiadora. 

Escrito em 14/10/2022
Fundação Abrinq promove debate sobre saúde mental para organizações sociais

O começo desta semana marcou o Dia Mundial da Saúde Mental. Comemorado em 10 de outubro, a data é um marco relacionado à educação e conscientização a respeito da importância de cuidar da mente, em qualquer idade. A pandemia de COVID-19, o isolamento social e o luto que muitas pessoas enfrentaram neste período contribuíram muito para que a sociedade se preocupasse mais com o cuidado em relação à saúde mental.

Escrito em 13/10/2022
Vencedores do Prêmio Criança 2022 serão divulgados em evento online da Fundação Abrinq no dia 19 de outubro

Os três projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Criança já foram escolhidos pelo Comitê Técnico especializado após duas reuniões realizadas no mês de setembro. Para divulgar as iniciativas ganhadoras, a Fundação Abrinq realizará um evento online no dia 19 de outubro, exatamente uma semana após o Dia das Crianças. A transmissão contará, ainda, com a participação de um especialista que fará uma palestra sobre a importância de se promover a saúde mental desde a infância. Não perca!

Escrito em 29/03/2021
Especialista fala sobre a saúde mental de crianças e adolescentes durante a pandemia

A pandemia do novo Coronavírus afetou não só a saúde mental dos adultos, mas também das crianças e dos adolescentes. As pessoas não tiveram tempo de se preparar para enfrentar as consequências de uma doença desconhecida. Houve uma mudança na rotina, menos presencial e mais online, como o trabalho home office, as aulas remotas ou mesmo a diversão.

Escrito em 16/10/2020
Prêmio Criança 2020 divulgará projetos vencedores no final de outubro

O Prêmio Criança 2020 reconhecerá as iniciativas vencedoras no dia 27 de outubro de 2020 por meio de uma transmissão online.

Neste ano, o prêmio tem como objetivo retratar a importância da saúde mental, em especial para as crianças e os adolescentes. Por isso, reconhecerá projetos voltados para a promoção da saúde mental na infância e adolescência.

Escrito em 08/10/2020
Fundação Abrinq define os projetos finalistas para o Prêmio Criança 2020

A Fundação Abrinq finalizou a fase de avaliação dos projetos inscritos para o Prêmio Criança que, este ano, reconhecerá iniciativas sociais que atuam em benefício da saúde mental de crianças e adolescentes. A primeira etapa de avaliação para a premiação consistiu em uma análise documental das organizações inscritas e na seleção dos projetos. De 139 projetos analisados, 82 foram classificados para a fase seguinte.

Escrito em 25/09/2020
Fundação Abrinq realiza encontro para falar sobre a saúde mental das crianças e dos adolescentes com educadores

A Fundação Abrinq realizou no início de setembro o 20ª Encontro Anual da Rede Nossas Crianças para falar sobre a saúde mental na infância e adolescência. O evento, realizado de forma online, possibilitou que profissionais de organizações da sociedade civil nas áreas da Educação, Assistência Social e Saúde pudessem entender e discutir mais sobre o tema.

Escrito em 15/05/2020
Covid-19: os impactos do isolamento social na saúde das crianças e dos adolescentes

Ajustar a rotina das crianças e dos adolescentes com a dos pais, responsáveis e outros familiares durante o período de isolamento social é um desafio para milhares de famílias que estão cumprindo a quarentena em casa no Brasil. Quando uma situação de emergência acontece, como a pandemia da Covid-19, o distanciamento social é, muitas vezes, a ação proposta pelas autoridades para mitigar a propagação da doença, preservar a saúde e proteger a vida da população.

Escrito em 28/04/2020
Entenda as causas dos transtornos mentais na infância e adolescência

O transtorno mental infantil é mais comum do que as pessoas podem imaginar. Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes desenvolvem condições de saúde mental que, muitas vezes, desencadeiam problemas que afetam os campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, bem como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade. 

Escrito em 17/04/2020
Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

Todas as pessoas podem apresentar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais em alguma fase da vida. Porém, a infância e adolescência são períodos cruciais para que os indivíduos desenvolvam uma boa saúde mental. Crianças e jovens com condições de saúde mental, quando não tratados, podem perder momentos preciosos de suas vidas.