De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas tiram as próprias vidas, o que corresponde a 1,4% das mortes no mundo. O suicídio também está entre as três principais causas de mortes entre adolescentes de 15 a 19 anos.
saúde mental crianças e adolescentes


O transtorno mental infantil é mais comum do que as pessoas podem imaginar. Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes desenvolvem condições de saúde mental que, muitas vezes, desencadeiam problemas que afetam os campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, bem como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade.

Todas as pessoas podem apresentar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais em alguma fase da vida. Porém, a infância e adolescência são períodos cruciais para que os indivíduos desenvolvam uma boa saúde mental. Crianças e jovens com condições de saúde mental, quando não tratados, podem perder momentos preciosos de suas vidas.

A saúde mental é essencial para o completo bem-estar de uma pessoa, sendo o seu cuidado tão relevante quanto o da saúde física. Entretanto, ser saudável mentalmente vai muito além de simplesmente não possuir nenhuma doença da mente, visto que para se ter uma boa saúde mental é necessário envolver diversos aspectos como o bem-estar físico, mental e social.