saúde mental crianças e adolescentes

Escrito em 15/02/2024
Como cuidar da saúde mental das crianças na volta às aulas?

Cuidar da saúde mental das crianças durante o retorno às aulas, dentro e fora da sala de aula, é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e apoiar o desenvolvimento emocional saudável. 

Durante as férias, a rotina das crianças, muitas vezes, passa por mudanças significativas, caracterizadas por uma flexibilidade maior nos horários, ausência de compromissos acadêmicos e maior ênfase em atividades de lazer. Essa alteração pode impactar o retorno às aulas, uma vez que a transição para a rotina escolar pode ser desafiadora. 

Escrito em 10/09/2021
Setembro Amarelo: cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes é pensar no futuro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas tiram as próprias vidas, o que corresponde a 1,4% das mortes no mundo. O suicídio também está entre as três principais causas de mortes entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Escrito em 28/04/2020
Entenda as causas dos transtornos mentais na infância e adolescência

O transtorno mental infantil é mais comum do que as pessoas podem imaginar. Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes desenvolvem condições de saúde mental que, muitas vezes, desencadeiam problemas que afetam os campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, bem como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade. 

Escrito em 17/04/2020
Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

Todas as pessoas podem apresentar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais em alguma fase da vida. Porém, a infância e adolescência são períodos cruciais para que os indivíduos desenvolvam uma boa saúde mental. Crianças e jovens com condições de saúde mental, quando não tratados, podem perder momentos preciosos de suas vidas.

Escrito em 06/04/2020
Saúde mental: por que é importante falar sobre o tema na infância e adolescência?

A saúde mental é essencial para o completo bem-estar de uma pessoa, sendo o seu cuidado tão relevante quanto o da saúde física. Entretanto, ser saudável mentalmente vai muito além de simplesmente não possuir nenhuma doença da mente, visto que para se ter uma boa saúde mental é necessário envolver diversos aspectos como o bem-estar físico, mental e social.