Notícias

Saúde mental: por que é importante falar sobre o tema na infância e adolescência?

06/04/2020
Saúde mental: por que é importante falar sobre o tema na infância e adolescência?

A saúde mental é essencial para o completo bem-estar de uma pessoa, sendo o seu cuidado tão relevante quanto o da saúde física. Entretanto, ser saudável mentalmente vai muito além de simplesmente não possuir nenhuma doença da mente, visto que para se ter uma boa saúde mental é necessário envolver diversos aspectos como o bem-estar físico, mental e social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue se recuperar do estresse vivenciado no dia a dia, usar suas próprias habilidades, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Alguns estudos relatam que pessoas mentalmente saudáveis vivenciam e compreendem uma série de emoções diárias, reconhecendo seus limites e procurando ajuda caso necessário. Tal maturidade, muitas vezes, pode se tornar um desafio para crianças e adolescentes, visto que estão em processo de desenvolvimento que incluem aspectos como o social e emocional. Por isso, é extremamente necessário orientá-los sobre o assunto, uma vez que a infância e a adolescência são fases cruciais para promover uma boa saúde mental ao longo da vida.

Outro fator que torna o assunto relevante, embora por muito tempo não tenha sido abordado com afinco, são os dados que retratam as doenças da mente e até mesmo o comportamento suicida. 

Segundo a OMS, todos os anos, aproximadamente 1 milhão de pessoas tiram as próprias vidas, o que corresponde a 1,4% das mortes no mundo. 

Somente no Brasil, é registrado um suicídio a cada 45 minutos — conforme aponta a Holiste. Este cenário faz com que o país fique entre os 10 com mais casos no mundo. Estima-se que cerca de 30% desses suicídios são praticados por jovens entre 15 e 29 anos e que 98% das pessoas que tiraram suas vidas apresentavam alguma doença mental. 

É importante ressaltar que para cada suicídio, as tentativas são de 10 a 20 vezes mais frequentes. Toda vida tem valor e informar sobre o assunto pode ser uma solução!

Conheça algumas doenças da mente 

As doenças da mente, na maioria das vezes, são caracterizadas pela combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos que muitas vezes são comuns na infância e adolescência, mas que podem se tornar complexas e até fatores de risco ao considerar questões biológicas, de personalidade e vivência.

Depressão

Doença psicológica que pode ser contínua ou recorrente. É caracterizada pela sensação de tristeza, autodesvalorização, sentimento de culpa e perda de prazer na vida e nas atividades diárias. Em estágio avançado, a depressão pode levar a comportamentos suicidas.;

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento normal do ser humano. Uma resposta do corpo a adrenalina de algo que vai acontecer ou que se espera. Entretanto, em alguns casos, a ansiedade passa a ser constante, podendo acarretar em ataques de pânico e dificuldades de realizar tarefas diárias.

Transtorno Afetivo Bipolar

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela alteração de humor, incluindo episódios de depressão e euforia, intercalados por períodos de instabilidade, mudanças de energia e capacidade de realizar tarefas comuns à rotina da pessoa. 

Esquizofrenia

Distúrbio mental caracterizado por delírios e alucinações, problemas de raciocínio, indiferença afetiva, falta de concentração e falta de motivação. A esquizofrenia pode influenciar diretamente o modo como a pessoa se sente, pensa e se comporta.

É importante ressaltar que as doenças da mente, em sua maioria, podem ser controladas e, em alguns casos, até reversíveis desde que tratadas adequadamente. Por isso, é imprescindível procurar ajuda médica ao notar qualquer alteração ou sintoma, em especial em crianças e adolescentes.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais