Notícias

Fundação Abrinq inicia processo de análise dos projetos inscritos para o Prêmio Criança 2020

26/08/2020
Fundação Abrinq inicia processo de análise dos projetos inscritos para o Prêmio Criança 2020

A Fundação Abrinq iniciou a segunda fase de avaliação dos projetos inscritos para o Prêmio Criança 2020. Criado em 1989, o Prêmio Criança foi um dos primeiros programas desenvolvidos pela Fundação, com o objetivo de reconhecer e dar voz a projetos de outras organizações da sociedade civil que contribuam para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. Este ano, o Prêmio reconhecerá projetos sociais que atuam em prol da saúde mental de crianças e adolescentes.

A primeira fase de avaliação para a premiação consistiu na análise documental das organizações inscritas e na seleção dos projetos que farão parte da segunda fase do processo. No total, foram 139 projetos analisados, destes 82 foram classificados.

No mês de agosto, teve início a segunda fase de avaliação. Nessa etapa, é feita a leitura e análise dos projetos aprovados na primeira fase. Na análise é realizada a avaliação da proposta do projeto e de aspectos como: objetivo geral, objetivos específicos, atividades, resultados, monitoramento e avaliação, parceiros e a sustentabilidade do projeto. 

De acordo com o edital, os critérios de avaliação nesta segunda etapa são: 

  • Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto inscrito;
  • Existência de ações direcionadas aos familiares (ou responsáveis) do público atendido;
  • Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da saúde, assistência social, educação, cultura, esporte, entre outras;
  • Tipo de articulação existente entre a forma de execução das ações e as características (fragilidades, forças, desafios e oportunidades) do território ou da comunidade alcançados pela organização;
  • Natureza dos resultados alcançados pelo projeto inscritos; 
  • Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto inscrito;
  • Existência de condições e/ou de estratégia para a sustentação institucional e financeira do projeto.

Caso o projeto não cumpra os requisitos acima é desclassificado. 

No mês de setembro, será feita a terceira avaliação, que consistirá nas visitas técnicas aos projetos, de maneira remota, devido à pandemia. Nesta fase, a Fundação realizará um diálogo com as equipes dos projetos, para compreensão das atividades e ações desenvolvidas em cada um. Ao final desta etapa, serão definidas as iniciativas finalistas. 

Em outubro, na quarta e última fase, o Comitê Técnico de Especialistas, composto por profissionais da área da saúde mental, realizará a escolha dos três projetos vencedores. A divulgação do resultado acontecerá no mesmo mês.  

“Nosso objetivo é reconhecer iniciativas que possam contribuir positivamente para que organizações sociais e empresas desenvolvam e apoiem projetos voltados à saúde mental na infância e adolescência, um tema tão importante na atualidade”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq, para ficar por dentro das próximas etapas.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais