Coletivos

Escrito em 30/10/2023
Descubra as mudanças na vida de Mábia que aconteceram com o apoio da Fundação Abrinq

Mábia, desde os 15 anos, trabalhava em uma fábrica de doces. A rotina, no entanto, já não era tão doce com ela e a vida ainda reservava outros sabores para o seu futuro. Com apenas 18 anos, um golpe do destino abalou a sua estrutura familiar: o seu irmão, com apenas 17 anos, foi assassinado. Com a tragédia, Mábia sentiu a responsabilidade pesar sobre os seus ombros, decidindo deixar o trabalho na fábrica para auxiliar a mãe nas questões burocráticas relacionadas à perda do irmão.

Tags:
Escrito em 06/07/2023
Coletivo apoiado pela Fundação Abrinq assiste peça teatral em São Paulo

No mês de junho, o coletivo Espaço Cultural Becos e Vielas pôde proporcionar uma visita para 15 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 14 anos, ao teatro, no Sesc Consolação, em São Paulo – SP, para assistir à peça Quando eu Morrer, Vou Contar tudo a Deus. Os ingressos foram fornecidos de forma gratuita ao coletivo e, em contrapartida, a Fundação Abrinq custeou o transporte que realizou os deslocamentos entre a sede do coletivo e o Sesc.

Tags:
Escrito em 24/05/2023
Brincadeiras e novas culturas: coletivo Brincando na Kebrada promove tarde de alegria e conhecimento para crianças e adolescentes

No dia 18 de maio, o coletivo Brincando na Kebrada realizou uma ação no bairro de Ermelino Matarazzo, localizado na Zona Leste de São Paulo - SP, com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade que frequentam o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Casa da Criança, para apresentar algumas adaptações de brincadeiras populares em diferentes nações africanas, como forma de introduzir o conhecimento sobre as diferentes culturas do continente no dia a dia das crianças e dos adolescentes da região.

Tags:
Escrito em 15/05/2023
Magia e novas experiências: crianças de coletivo apoiado pela Fundação Abrinq acompanham espetáculo teatral

No dia 30 de abril, um grupo de 13 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, beneficiadas pelo Coletivo Espaço Cultural Becos e Vielas, localizado em Taboão da Serra – SP, teve uma experiência única: puderam ir ao teatro para assistir à peça João e Maria. Foi uma oportunidade de proporcionar o acesso à cultura e ao lazer, o que pode contribuir para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, estimulando sua imaginação e criatividade.

Tags:
Escrito em 26/04/2023
Fundação Abrinq abre edital para coletivos de todo o Brasil

Em 2022, a Fundação Abrinq passou a apoiar cinco coletivos comunitários, com incentivo técnico e financeiro, para que pudessem desenvolver novas atividades e ações que fortaleçam a presença dos grupos nos espaços e comunidades em que estão inseridos, proporcionando melhor qualidade de atendimento às crianças e aos adolescentes integrantes das iniciativas.

Na prática, coletivos são grupos de pessoas que promovem ações de desenvolvimento (hortas comunitárias, cursos, eventos, etc.) para a comunidade local.

Tags:
Escrito em 20/03/2023
Cinema e diversão: Fundação Abrinq leva crianças e adolescentes para uma sessão exclusiva

O dia 16 de março foi especial para 26 crianças e adolescentes, que têm entre 6 e 13 anos de idade, do Coletivo Brincando na Kebrada, localizado na Vila Santa Inês, Zona Leste de São Paulo. Neste dia, a Fundação Abrinq proporcionou uma experiência para que pudessem assistir a um filme em uma sessão exclusiva para eles, com direito a pipoca e suco, no Cine Belas Artes, um dos cinemas mais famosos da capital paulistana.

Escrito em 21/09/2020
Fundação Abrinq cria projeto para fortalecer coletivos

Você sabe o que são coletivos?

Os coletivos podem ser compreendidos como grupos de pessoas ou instituições que compartilham um interesse ou objetivo comum e trabalham juntas para alcançá-lo.

Na maioria das vezes, esse objetivo está relacionado diretamente à solução de algum problema social, seja de âmbito político, profissional ou até mesmo cultural.