Notícias

Encontro Regionais com Prefeitos: Fundação Abrinq realiza evento com municípios do Centro-Oeste

09/10/2023
Encontro Regionais com Prefeitos: Fundação Abrinq realiza evento com municípios do Centro-Oeste

No dia 3 de outubro, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, encerrou a série de encontros regionais realizada ao longo deste ano, com um evento específico para a região Centro-Oeste do Brasil. O encontro proporcionou uma troca de experiências, na qual os municípios da região puderam dialogar sobre as iniciativas realizadas e a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A abertura foi conduzida por Ariane Duarte, coordenadora de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, que acolheu os participantes e destacou a relevância destes espaços para o compartilhamento de informações. Na sequência, Rubens Naves, advogado e membro do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coautor do livro Direito ao Futuro – Desafios para Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, destacou a importância do legado que os prefeitos podem deixar por meio de políticas públicas focadas nas crianças e nos adolescentes de suas respectivas cidades.

Roberta Insfran, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Gabriel do Oeste – MS, tomou a palavra em seguida, proporcionando um mergulho histórico no serviço de acolhimento familiar no Brasil. Ela traçou um paralelo com a trajetória do município desde a implementação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em 2018 até os dias atuais.

Roberta também compartilhou um lema adotado localmente: "A tempestade passa, a vida continua." Ao falar sobre a família acolhedora, enfatizou que o acolhimento é sempre provisório e que a família acolhedora atua como um guarda-chuva protetor, oferecendo abrigo à criança durante este período.

Com o término do evento, a Fundação Abrinq concluiu a série de encontros regionais de 2023. O propósito foi conscientizar os prefeitos e as suas equipes sobre a importância do legado deixado pela gestão municipal e pelas ações para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como incentivá-los por meio da apresentação de boas práticas. O intuito é que os participantes possam adotar a criação de políticas públicas que priorizem a infância e adolescência, promovendo um ambiente propício ao crescimento saudável e ao pleno desenvolvimento das gerações futuras.

Veja como foram os outros encontros: 

Região Norte

Região Sudeste

Região Nordeste

Região Sul
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais