Notícias

Fundação Abrinq promove encontro para prefeitos da região Sul

29/09/2023
Fundação Abrinq promove encontro para prefeitos da região Sul

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, tem se dedicado a promover uma série de encontros regionais em formato online. O objetivo dos encontros é compartilhar conhecimentos e boas práticas adotadas por municípios participantes do programa.

No último dia 26, foi a vez da região Sul do Brasil ser contemplada com esta troca de informações. Representantes dos municípios de Nova Veneza - SC, São José – SC e Londrina -PR apresentaram as suas práticas e iniciativas voltadas para o aprimoramento das condições de desenvolvimento de crianças e adolescentes na região.

O evento teve início com uma fala da coordenadora de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, Ariane Duarte. Ela não apenas deu as boas-vindas aos municípios participantes, mas também abordou a programação e enfatizou a importância do evento.

Na sequência, Rubens Naves, advogado e membro do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coautor do livro Direito ao Futuro – Desafios para Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, destacou a relevância do legado que os prefeitos deixam por meio de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em suas respectivas cidades.

Leonardo Hermes Lemos, membro do Grupo de Trabalho Coordenador do Plano Municipal da Infância e da Adolescência de Nova Veneza - SC, em seguida, compartilhou a importância da elaboração deste plano no município, enfatizando o papel crucial do poder público e do prefeito neste processo, além de abordar a metodologia utilizada para sua criação.

"Por mais que existam modelos a serem seguidos, nós sempre precisamos adequá-los à nossa realidade. Nós nos respaldamos principalmente em duas palavras para a elaboração deste plano: respeito e responsabilidade. O respeito pelos profissionais escolhidos em cada área para participar da elaboração e a responsabilidade do poder público e da sociedade civil," afirmou Leonardo.

Na sequência, o prefeito de São José - SC, Orvino Coelho de Ávila, apresentou as suas ações em prol da infância e adolescência, relacionando-as com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por fim, Maria Tereza Paschoal, secretária de Educação de Londrina – PR, discutiu o trabalho conjunto de diversas secretarias para conceber ações benéficas às crianças e aos adolescentes. Ela destacou o papel dos "professores mediadores", profissionais da rede municipal que atuam como ligação entre a escola e diversos órgãos, como o Ministério Público, para notificar possíveis casos de violência ou abuso.

“Eu tenho muito orgulho do trabalho de Londrina. Temos muito para deixar para os próximos anos. Mas, com certeza, este cuidado de identificar o que está acontecendo, encontrar creches e entender a realidade de uma criança é fundamental”, afirma a secretária.

Com este evento, a Fundação Abrinq proporciona um ambiente de troca de experiências enriquecedoras entre os municípios da região Sul. A expectativa é que as boas práticas compartilhadas durante o encontro possam ser aplicadas para aprimorar ainda mais a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes nesta importante região do Brasil.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais