Programa Prefeito Amigo da Criança

Mobilizar, valorizar e apoiar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem a criança e o adolescente como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação de seus direitos.

prefeito@fadc.org.br

(11) 3848-4859 | (11) 99922-7810

Saiba maisDoe para esta iniciativa!

O Programa Prefeito Amigo da Criança, que iniciou em 1996, fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os princípios do programa, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.

Ao longo das 7 edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa. A Fundação Abrinq contou com o apoio de diversos parceiros institucionais que estiveram presentes desde a adesão dos gestores municipais até o atual reconhecimento, tornando-se essenciais para o desenvolvimento do programa.

Por que é importante que os prefeitos e prefeitas participem do programa?

  • É um meio de fortalecer, priorizar e qualificar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes;
  • Prioriza e qualifica as ações do município em benefício das crianças;
  • Promove a garantia dos direitos da criança e do adolescente no município.

Se você é prefeito (a) e ainda não aderiu, entre em contato com a equipe da Fundação Abrinq.

Cobre o seu gestor municipal para priorizar e proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes.