Notícias

Prefeitos do Nordeste, integrantes do Programa Prefeito Amigo da Criança, participam de encontro exclusivo com a Fundação Abrinq

07/08/2023
Prefeitos do Nordeste, integrantes do Programa Prefeito Amigo da Criança, participam de encontro exclusivo com a Fundação Abrinq

No início do mês, a Fundação Abrinq realizou o Encontro Regional com Prefeitos da Região Nordeste, uma importante iniciativa do Programa Prefeito Amigo da Criança. O evento teve como objetivo compartilhar boas práticas realizadas em municípios da região, visando inspirar e fortalecer as gestões de outros municípios integrantes do programa. O tema central do encontro foi o Legado do Prefeito para a Infância e Adolescência.

A abertura do evento foi conduzida por Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, que destacou o histórico do Programa Prefeito Amigo da Criança e deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, foi a vez de Rubens Naves, advogado e membro do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além de coautor do livro Direito ao Futuro – Desafios para Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Rubens explicou sobre a importância do legado deixado pelos prefeitos em prol das políticas públicas e iniciativas voltadas à infância e adolescência nos municípios.

“Podemos afirmar que, ao tratarmos do legado dos prefeitos para as políticas públicas da infância e adolescência, mote do nosso evento, estamos falando tanto de um legado político, porquanto proporciona visibilidade à figura do gestor municipal, como também de um legado social alcançado por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança”, afirma Rubens.

Em seguida, houve a exposição de boas práticas realizadas em três municípios do Nordeste. O prefeito Rodrigo Pinheiro, de Caruaru – PE, compartilhou a experiência de sua gestão e os investimentos na Educação e na primeira infância. Ele enfatizou a necessidade de todos os municípios possuírem um Plano Municipal da Primeira Infância, com metas e objetivos bem definidos. Segundo o prefeito, investir em Educação é um compromisso de longo prazo que gera resultados importantes para o futuro das crianças e dos adolescentes.

“Quando a gente investe em Educação, sabemos que o retorno não vem amanhã. É algo de longo prazo, mas o importante é continuar investindo e fazendo com que toda a gestão participe deste processo. Aqui em Caruaru temos iniciativas relacionadas à primeira infância que vêm avançando”, afirma o prefeito.

Luciana Lima, Secretária Executiva da Primeira Infância de Recife – PE, relatou como foi a instituição do Marco Legal da Primeira Infância no município, bem como a elaboração do Primeiro Plano Decenal para a Primeira Infância. Ela apresentou o Centro de Referência da Primeira Infância, além de diversas outras iniciativas, como o Programa Infância na Creche e a construção do Hospital da Criança. A secretária destacou a importância de se somar esforços para criar as melhores políticas públicas para este público, buscando construir um futuro melhor para as crianças da região.

“É importante estar aqui, somando para que possamos ter as melhores políticas públicas para a primeira infância. Dessa forma, podemos formar uma grande ciranda do bem em prol de nossas crianças”, afirma a secretária.

Por fim, Lucianne Rocha Lima, Secretária de Assistência Social de São Cristóvão – SE, apresentou o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do município. Ela destacou os desafios enfrentados durante o período de grande insegurança alimentar causado pela pandemia de Covid-19 e explicou as ações implementadas por São Cristóvão para promover o acesso da população em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação adequada e saudável.

“Agradeço o convite da Fundação Abrinq para poder compartilhar a nossa experiência com outros municípios do Nordeste. Nós temos iniciativas exitosas por aqui no investimento da primeira infância e agora podemos partilhar todo esse histórico”, relata a secretária.

O Encontro Regional com Prefeitos da Região Nordeste foi uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de ideias e experiências bem-sucedidas na promoção do bem-estar das crianças e dos adolescentes nos municípios. A troca de conhecimentos e práticas inspiradoras reforça o compromisso das gestões municipais em construir um futuro mais promissor e igualitário para a infância e adolescência da região.

Veja também:

Encontro Regional com Prefeitos da Região Norte

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais