Notícias

Empresas Amigas da Criança realizam eventos de combate à violência sexual infantil

30/06/2023
Empresas Amigas da Criança realizam eventos de combate à violência sexual infantil

Uma das estratégias adotadas pela Fundação Abrinq para defender os direitos das crianças e dos adolescentes é engajar o setor empresarial, por meio do Programa Empresa Amiga da Criança, para o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência. Recentemente, quatro empresas participantes do programa realizaram ações sobre a temática da violência sexual infantil.

O combate a este problema é uma das principais bandeiras da Fundação Abrinq, que, desde 1990, atua em prol da infância e adolescência. A violação é grave, pois atrapalha o desenvolvimento das vítimas e gera consequências que podem durar pelo resto da vida.

Confira as ações realizadas pelas Empresas Amigas da Criança abaixo:

Escola Nippaku – OEN

Em maio, a Escola Nippaku – OEN, instituição do segmento de Educação e Empresa Amiga da Criança desde 2018, realizou uma ação interna com os seus colaboradores para divulgação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A Fundação Abrinq marcou presença no evento com a participação de profissionais técnicos tanto do Programa Empresa Amiga da Criança quanto do Programa Nossas Crianças, que puderam explicar mais sobre assuntos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, os tipos de violência sexual infantil, como funciona a rede de proteção à criança e ao adolescente, entre outros.

Furnas

Para marcar esta data tão importante para a conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, a Furnas, empresa do ramo de energia e participante do programa há 6 anos, realizou uma palestra sobre o abuso sexual infantil no 2º Encontro de Conselhos da Criança e do Adolescente, organizado pela própria instituição.

No total, participaram 28 representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente dos municípios de Belo Horizonte – MG, São José da Barra – MG, Carmo do Rio Claro – MG, Elói Mendes – MG, Varginha – MG, Cristais – MG, Araporã – MG, Passos – MG, Itumbiara – GO, Caldas Novas – GO e Nova Brasilândia – MT, além de colaboradores da Fundação Abrinq.

Claudia Tenório, do departamento de responsabilidade social, marca e reputação da empresa, conta que o encontro agregou valor pois foi ressaltada a importância do trabalho em rede para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

“A organização trouxe uma apresentação fundamentada em normativos e conceitos, sendo muito rica para o repasse de informações com qualidade. A Fundação Abrinq contribuiu muito para o amadurecimento das ações de Furnas e de seus parceiros”, relata.

Transportes Excelsior

A Transportes Excelsior também realizou um evento interno para divulgar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, abordando temas como estatísticas sobre abuso sexual infantil, sinais mais comuns, como abordar o tema com as crianças e o que fazer para combater a violação. O encontro contou com representantes da Fundação Abrinq, que participaram do debate.

“Sabemos que essa questão deve ser vista não somente como empresa, mas como uma questão de todos. Por isso, durante a conversa, incluímos colaboradores de diferentes setores a fim de compartilhar, conscientizar e contribuir para o desenvolvimento humano e pessoal”, explica Giseli Alcântara, coordenadora de Comunicação da instituição que é uma Empresa Amiga da Criança há 5 anos e atua no ramo de transportes e logística.

Para Giseli, a Transportes Excelsior se sentiu privilegiada por ter tido a oportunidade de debater o tema da violência sexual infantil com profissionais capacitados, afinal ações como esta incentivam uma postura responsável.

Sabesp

Por fim, a Sabesp organizou um evento no dia 19 de junho para conscientizar os seus colaboradores sobre a importância e os meios de se combater a violência sexual infantil, contando, para isso, com representantes da Fundação Abrinq. A empresa trabalha com saneamento básico, sendo uma Empresa Amiga da Criança desde 2003.

No encontro, puderam ser discutidos assuntos como Estatuto da Criança e do Adolescente, campanha sobre a temática, principais formas de abuso sexual infantil, estatísticas sobre o problema, sinais mais comuns, consequências da violação, como abordar o assunto com crianças e como agir no atendimento à vítima da violência.

Veja outras notícias semelhantes:

Gelnex, Empresa Amiga da Criança, beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em 2022

Grupo Profarma conscientiza fornecedores para combaterem a exploração sexual infantil e o trabalho infantil

São José Agroindustrial, empresa amiga da criança, promove ações em parceria com escola em Pernambuco

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais