Notícias

Grupo Profarma conscientiza fornecedores para combaterem a exploração sexual infantil e o trabalho infantil

22/12/2022
Grupo Profarma conscientiza fornecedores para combaterem a exploração sexual infantil e o trabalho infantil

No dia 30 de novembro, o Grupo Profarma, reconhecido pela Fundação Abrinq como uma Empresa Amiga da Criança desde 2021, realizou o primeiro evento do projeto DNA Governança em Rede, por meio do qual pretende orientar e comunicar as novas mudanças e alinhamentos internos para seus fornecedores. Dentre as diretrizes estipuladas, encontra-se a necessidade de seus parceiros se conscientizarem sobre os problemas da exploração sexual infantil e do trabalho infantil a fim de que possam impedir que estas violações aconteçam em seus meios.

O evento ocorreu de forma online e, além dos próprios fornecedores do Grupo Profarma, também contou com a presença da diretoria de governança ambiental, social e corporativa (Environmental, Social, and Governance − ESG) e de representantes de suas áreas internas, como Compras e Compliance. A Fundação Abrinq foi convidada, como uma organização parceira, a participar do evento e compartilhar sua expertise sobre o tema dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O representante da Fundação na ocasião foi Rafael Cardoso, técnico do Programa Empresa Amiga da Criança, que explicou sobre as questões relacionadas à exploração sexual infantil e o trabalho infantil durante os processos produtivos. Cardoso também pôde esclarecer para os fornecedores do Grupo Profarma outros pontos importantes sobre estes problemas, como os referentes a identificação, consequências para as crianças e os adolescentes, definições, dados no Brasil e condutas recomendadas para o seu enfrentamento.

Ao final do encontro, o Grupo Profarma divulgou a criação de um novo selo de Governança, cedido aos fornecedores que respeitarem o código de ética e as políticas apresentadas. Como forma de suprimir as violações dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como outras condutas inapropriadas na cadeia produtiva, o Grupo se comprometeu a monitorar e acompanhar as atividades de seus parceiros como condição para usarem o selo.

Programa Empresa Amiga da Criança

O Programa Empresa Amiga da Criança foi criado em 1995 com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.

As empresas participantes contam com assessoramento técnico para desenvolverem ações sociais e qualificarem o investimento social privado voltado a este público. Além disso, participam de eventos, reuniões, grupos de trabalho e têm a oportunidade de trocar experiências com outras instituições.

O Grupo Profarma é uma empresa que cuida da negociação e distribuição de medicamentos e produtos de higiene e beleza para milhares de farmácias brasileiras. Desde 2021 faz parte do Programa Empresa Amiga da Criança e, além do projeto DNA Governança em Rede, também já contribuiu com a garantia das crianças e dos adolescentes no Brasil com campanhas de combate a fome durante a pandemia que foram responsáveis por beneficiar 8,6 mil famílias por meio da doação de cestas básicas.

Caso tenha interesse em se tornar uma Empresa Amiga da Criança, faça o cadastro no programa clicando aqui ou entrando em contato pelo e-mail empresa@fadc.org.br.

Confira outras iniciativas de responsabilidade social corporativa como as do Grupo Profarma:

São José Agroindustrial, empresa amiga da criança, promove ações em parceria com escola em Pernambuco

Parceira da Fundação Abrinq, Condor doa escovas dentais para crianças e adolescentes de organização no Jabaquara

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais