violência sexual infantil

Escrito em 30/06/2023
Empresas Amigas da Criança realizam eventos de combate à violência sexual infantil

Uma das estratégias adotadas pela Fundação Abrinq para defender os direitos das crianças e dos adolescentes é engajar o setor empresarial, por meio do Programa Empresa Amiga da Criança, para o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência. Recentemente, quatro empresas participantes do programa realizaram ações sobre a temática da violência sexual infantil.

Escrito em 29/06/2023
Organizações da sociedade civil realizam ações de combate à violência sexual infantil

A violência sexual infantil é um problema muito grave pois gera consequências que colocam em risco o pleno desenvolvimento de quem sofreu abuso. Por causa disso, desde que foi criada, há 33 anos, a Fundação Abrinq dedica grande parte dos seus esforços para combater a violação e garantir que as vítimas tenham acesso aos meios mais adequados de recuperação e acolhimento a fim de terem seus direitos restaurados.

Escrito em 02/06/2023
O atendimento especializado a vítimas de violência sexual: conheça o projeto que ficou em segundo lugar no Prêmio Criança

A instituição Sistema de Apoio à Saúde São Rafael, localizada em Maringá – PR, foi fundada em 2004 com o propósito de promover a Saúde, prevenir doenças e criar oportunidades onde antes existia sofrimento e desesperança. Atua, principalmente, na promoção e proteção dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes, em especial, as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Escrito em 30/05/2023
Fundação Abrinq participa de sessões solenes para enfrentamento à violência sexual infantil

O dia 18 de maio marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Por isso, além de lançar a campanha #PODESERABUSO, a Fundação Abrinq também participou de dois eventos realizados em Brasília, em alusão à data e ao tema, representando, também o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), no qual a organização é uma das representantes da sociedade civil e membro titular.

Escrito em 23/06/2022
Citrosuco, Empresa Amiga da Criança, realiza ações de combate à violência sexual infantil

No mês de maio, a Fundação Abrinq esteve presente no município de Matão – SP e, em parceria com a Citrosuco, Empresa Amiga da Criança desde 2008, realizou ações de prevenção e combate à violência sexual infantil.

Escrito em 14/06/2022
Organizações sociais promovem ações no mês de combate à violência sexual infantil

No mês de maio, organizações da sociedade civil que fazem parte da Rede Nossas Crianças realizaram ações de combate à violência sexual infantil.

Ao todo, 43 instituições se mobilizaram em prol do 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovendo ações e chamando a atenção das pessoas para o tema. As iniciativas tiveram a participação de 4.029 crianças e adolescentes atendidos pelas organizações, integrando famílias, colaboradores, voluntários, comunidades e órgãos públicos.

Escrito em 03/05/2022
Pode Ser Abuso: a cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual

Você já pensou que enquanto você lê este texto mais uma criança pode estar sofrendo violência sexual?

Infelizmente, esta violação ainda é uma realidade no Brasil e pode estar mais próxima do que você pensa. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só em 2020, mais de 29 mil casos de violência sexual infantil foram notificados.

Isso significa que em 73,94% das notificações de violência sexual as vítimas são crianças e adolescentes.

Escrito em 14/05/2021
Município de Pouso Alegre adere à Campanha Pode Ser Abuso

A Campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano já foi lançada. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade para o tema, revelando os principais sinais que as crianças e os adolescentes podem apresentar em possíveis casos de abuso sexual. 

O município de Pouso Alegre (MG) aderiu à campanha e instalou informativos em diversos pontos da cidade para alertar sobre o tema, além de divulgar em suas redes de contato. Ações também estão programadas ao longo do mês, com o propósito de conscientizar os cidadãos. 

Escrito em 12/05/2021
#PodeSerAbuso – Assista a live e saiba como proteger crianças da violência sexual

A Campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano quer conscientizar a sociedade para os sinais que podem indicar possíveis casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como reforçar o papel da sociedade na proteção da infância e da adolescência.