Trabalho Infantil no Carnaval

Escrito em 09/02/2024
Veja como evitar o trabalho infantil e promover um Carnaval seguro para as crianças

Em meio às festividades do Carnaval, a atenção se volta para a proteção das crianças, com organizações e a sociedade em geral intensificando esforços para evitar o trabalho infantil durante este período. Por isso, a Fundação Abrinq destaca a importância de ações preventivas e conscientização para garantir que a celebração seja marcada pela alegria, respeito e segurança de todos, especialmente dos pequenos.

Escrito em 16/02/2023
Fique atento ao trabalho infantil durante o Carnaval

O Carnaval é uma das festas mais esperadas e comemoradas por muitos foliões em todo o Brasil. Mas engana-se quem pensa que é uma data marcada apenas para os adultos. O Carnaval é uma festa que pode envolver pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Algumas cidades têm, até mesmo, blocos dedicados exclusivamente à curtição dos pequenos.

Em um cenário ideal, a época pode representar um importante marco de socialização entre as crianças e, até mesmo, em relação aos pais e outros membros da família. Mas, infelizmente, nem todas as crianças têm esta oportunidade.

Escrito em 19/02/2020
Neste Carnaval, não deixe o trabalho infantil comemorar

Todos os anos, milhões de crianças e adolescentes são expostos ao trabalho infantil no Brasil. Segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), mais de 2,3 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos encontram-se nesta situação. 

Em períodos festivos, como o Carnaval que se aproxima, o problema pode se agravar ainda mais. Com as aglomerações, as possibilidades de presenciar crianças trabalhando aumentam, sendo necessário redobrar a atenção.