Notícias

Neste Carnaval, não deixe o trabalho infantil comemorar

19/02/2020
Neste Carnaval, não deixe o trabalho infantil comemorar

Todos os anos, milhões de crianças e adolescentes são expostos ao trabalho infantil no Brasil. Segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), mais de 2,3 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos encontram-se nesta situação. 

Em períodos festivos, como o Carnaval que se aproxima, o problema pode se agravar ainda mais. Com as aglomerações, as possibilidades de presenciar crianças trabalhando aumentam, sendo necessário redobrar a atenção. 

Dois passos para prevenir o trabalho infantil durante o Carnaval

1.    Não compre nenhum item comercializado por crianças ou adolescentes;
2.    Não utilize nenhum serviço ofertado por eles como, por exemplo, engraxate, limpeza ou supervisão de carros. 

Se presenciar algum caso, denuncie pelo Disque 100, Ministério Público do Trabalho ou pelo aplicativo Proteja Brasil, disponível para Android e iOS. 

O que é trabalho infantil? 

É todo trabalho realizado por crianças e adolescentes com menos de 16 anos, exceto na condição de Jovem Aprendiz, a partir dos 14 anos. 

Ao trabalhar a criança fica exposta a diversas outras violações como exploração sexual, violência física ou psicológica e até ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Além disso, o trabalho infantil pode acarretar em diversas consequências para a vida toda, desde físicas até psicológicas. 

Neste ano, não deixe o trabalho infantil passar despercebido entre os foliões! 
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais