Notícias

Seminário promove discussão sobre mortalidade infantil e materna na Bahia

06/05/2022
Seminário promove discussão sobre mortalidade infantil e materna na Bahia

A Fundação Abrinq e a Prefeitura Municipal de Barreiras, localizada no estado da Bahia, realizaram em 26 de abril, o Seminário Regional para Redução da Mortalidade Infantil e Materna. Durante o evento foi apresentado o panorama, bem como a situação atual e perspectivas futuras da mortalidade infantil e materna para a região. O município faz parte do Programa Mortalidade Zero desde junho do ano passado.

Seminário Regional

No seminário, várias palestras foram realizadas com temas voltados à mortalidade infantil e materna, como: Panorama da mortalidade infantil na região oeste da Bahia; Assistência à saúde na prevenção do óbito infantil; A experiência do comitê de mortalidade do município: boas práticas; Intersetorialidade na prevenção do óbito infantil; Painel de atuação da assistência social e avaliação do grau de implantação da atenção ao parto e nascimento na macrorregião oeste de saúde da Bahia.

O seminário foi realizado no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e contou com a participação de 150 profissionais, como gestores municipais, coordenadores da assistência básica e vigilância epidemiológica da área de saúde de 23 municípios da regional oeste de saúde de Barreiras. 

Emerson Cardoso, vice-prefeito de Barreiras esteve presente e ressaltou a importância da parceria com a Fundação Abrinq para o município. “Saúde é prioridade e precisamos cuidar de nossas crianças. Barreiras tem feito um trabalho muito interessante na área da Saúde, de atenção da cobertura básica, mas era necessária uma ampliação. A Fundação Abrinq, por meio do programa, trouxe uma ferramenta muito importante ao município que é o conhecimento e indicadores para que possamos avançar ainda mais”.

seminario

 

Para Ari Donizete, coordenador de Atenção Básica de Barreiras, este é um tema de muita relevância para a região. “Hoje é um dia muito importante para a Saúde de Barreiras e região. Estamos sediando o primeiro seminário regional sobre mortalidade infantil e materna, com o objetivo de reduzir os indicadores desta mortalidade em toda a região”.

Para Ana Luiza dos Santos Lima, gerente de vigilância epidemiológica do município de Luiz Eduardo Magalhães, o evento foi muito enriquecedor para os profissionais. “Significou uma troca de conhecimento importante entre os participantes. O profissional que realiza este trabalho se sente valorizado”.

“O seminário é uma oportunidade de reunirmos os profissionais dos Núcleos Regionais de Saúde dos municípios buscando fortalecer a rede de apoio da Fundação na região, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna. Hoje, o município de Barreiras é o polo”, pontuou Marta Cavalheiro, coordenadora de programas e projetos na Fundação Abrinq, durante a abertura do evento.

Apoio às gestantes

Uma das atividades desenvolvidas pelo Mortalidade Zero é a formação de profissionais das unidades básicas de saúde para atuarem nos grupos de atendimento às gestantes. O objetivo é promover o acolhimento e dar o apoio necessário às gestantes acompanhadas pelas unidades, levando informações importantes para uma gestação saudável até o nascimento do bebê.

A equipe da Fundação acompanhou, de 27 a 29 de abril, o início das atividades realizadas com os grupos em seis unidades. Os encontros acontecem até 13 de maio, nas outras 32 unidades de saúde do município.

Um grupo de gestantes participou das palestras na Unidade de Saúde da Família Dr. Gileno de Sá, conduzidas pela equipe multidisciplinar do local, com informações e orientações sobre saúde nutricional na gestação, amamentação, saúde bucal da criança, além de um momento de descontração com perguntas e respostas, proporcionando o conhecimento, a troca de informações e vivências.

Para as unidades básicas de saúde foi disponibilizado material didático específico para as atividades com os grupos de gestantes, como o simulador de parto normal (simula as diferentes posições e apresentações do bebê na barriga da gestante e intercorrências durante o trabalho de parto); régua com mamas (kit contendo cinco mamas didáticas conectadas uma a outra com tipos diferentes de mamilos, confeccionadas em tamanho natural, em algodão) e avental com mamas (feito em tecido resistente, próprio para exemplificar os tipos de mamilos/bicos e ensinar técnicas de ordenha e amamentação).

Na ocasião, as gestantes participantes receberam a Cartilha da Gestante e o Álbum da Mamãe, publicações produzidas pela Fundação Abrinq. Além disso, foram entregues 100 kits especiais doados pelo Grupo Profarma, Empresa Amiga da Criança, contendo pacote de fralda, álcool gel, repelente e, em alguns, copo infantil de transição.

material

Programa Mortalidade Zero

Além de Barreiras, o programa está presente nas cidades de Nossa Senhora do Socorro - SE, Taquaritinga - SP, e nos municípios baianos de Barra, Santa Rita de Cassia, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves. O objetivo é zerar o número de óbitos infantis por causas evitáveis nos municípios, atuando no fortalecimento de políticas públicas para aprimorar o atendimento e os serviços de saúde prestados às gestantes durante o pré-natal e pós-parto. O programa em Barreiras tem apoio da Flex Foundation.

Na fase de implantação do programa é realizado diagnóstico pela equipe do programa com os gestores municipais e profissionais de saúde do serviço de atenção básica e analisados os indicadores e a rede local de atendimento. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento de ações, como a capacitação de profissionais na busca pela redução dos índices de mortalidade infantil.

Saiba como a Fundação Abrinq atua para zerar os óbitos infantis por causas evitáveis nos municípios. Clique aqui.

Veja outras notícias sobre a iniciativa:

Comitê de mortalidade infantil inicia atividades em Nossa Senhora do Socorro

Fundação Abrinq atua para combater a mortalidade infantil em Taquaritinga-SP

Comitê de mortalidade infantil: entenda como a prática pode contribuir para zerar as mortes evitáveis de crianças

Fundação Abrinq atua para zerar as mortes por causas evitáveis em Sergipe

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais