Notícias

Fundação Abrinq atua para combater a mortalidade infantil em Taquaritinga-SP

11/03/2022
Fundação Abrinq atua para combater a mortalidade infantil em Taquaritinga-SP

A taxa de mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de óbitos de crianças antes de completarem um ano de vida a cada 1.000 crianças nascidas vivas, no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma região.

Em julho do ano passado, a Fundação Abrinq firmou uma parceria com a cidade de Taquaritinga – SP para desenvolver o Programa Mortalidade Zero, que tem como objetivo zerar o número de óbitos infantis por causas evitáveis em municípios.

Inicialmente, foi feito um diagnóstico pela equipe do programa com os gestores municipais e profissionais de saúde do serviço de atenção básica e analisados os indicadores e a rede local de atendimento. A iniciativa envolveu as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, e teve como foco o desenvolvimento de ações nas três áreas, como a capacitação de profissionais na busca pela redução dos índices de mortalidade infantil.

Em Taquaritinga, a assistência ao pré-natal das gestantes era realizada de forma centralizada, em um único local, com apenas uma médica obstetra e uma enfermeira de apoio, o que dificultava o vínculo entre a gestante e a equipe de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Outro problema identificado foi a baixa adesão e o não comparecimento das gestantes às consultas pré-natais e puerperais, em razão de dificuldade de acesso. Além disso, a realização das consultas na própria UBS do bairro da gestante, com atendimento realizado pelo médico de saúde da família e por enfermeiros é recomendação do Ministério da Saúde.

Fortalecimento da assistência à gestante

Diante das dificuldades apresentadas, desde a sua implantação, o programa tem auxiliado o município a traçar estratégias que fortaleçam a assistência materno-infantil. Uma delas foi a descentralização da assistência à gestante e o retorno dos atendimentos e consultas pré-natais nas dez Unidades Básicas de Saúde do município. “Foi um meio de criar um vínculo maior entre a gestante e os profissionais da saúde da unidade”, explica Vanessa Pacciello, coordenadora de educação permanente da Secretaria de Saúde de Taquaritinga.

O esperado, destaca Vanessa, é que a retomada do atendimento descentralizado impacte positivamente nas taxas de mortalidade infantil do município e na melhora da assistência. “Esperamos uma redução nos partos prematuros e de baixo peso dos bebês, bem como, melhorar a saúde nutricional da gestante e reduzir a mortalidade infantil”, exemplifica a coordenadora.

Vanessa observa que, apesar da oportunidade de realizar o pré-natal pela rede pública de saúde, muitas gestantes não realizam o acompanhamento médico durante a gravidez, entre outros fatores, pela falta de condição de se deslocar dos seus bairros para uma área distante de onde residem. “Vamos levar o atendimento para a área onde elas residem, facilitando o acesso a assistência que lhes garanta uma gravidez tranquila e o nascimento de um filho saudável”, afirma.

Investigando as causas da mortalidade infantil

Uma das iniciativas trabalhadas pelo programa no município de Taquaritinga foi a retomada do Comitê de Mortalidade Infantil, que já existia, porém estava inativo, com o objetivo de identificar e planejar ações de intervenção para reduzir o número de óbitos por causas evitáveis, assim como a criação de grupos de gestantes, com o intuito de orientá-las sobre os processos da gestação, desde os cuidados com o pré-natal até a amamentação.

“Por meio da nova reestruturação do comitê foi possível realizar a investigação de 100% de óbitos infantis ocorridos em 2021, o que permite um melhor planejamento de ações que impactem na redução dessa mortalidade. O programa da Fundação Abrinq tem nos ajudado muito”, explica a coordenadora. O município também iniciou a elaboração do plano de redução destes óbitos de forma intersetorial.

Importante estratégia também utilizada pela iniciativa é qualificar o atendimento dos profissionais por meio de formações técnicas. Dessa forma, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde podem aprimorar o olhar e o cuidado com a saúde materna e infantil, assim como atualizar as práticas durante os atendimentos de pré-natal e os cuidados com o bebê.

Programa

Criado em 2018, o Programa Mortalidade Zero tem o objetivo de atuar em conjunto com os municípios para zerar os óbitos infantis por causas evitáveis, atuando no fortalecimento de políticas públicas nas regiões para aprimorar o atendimento prestado pelos serviços de saúde às gestantes durante o pré-natal e pós-parto.

O programa já beneficiou 1.131 crianças e atuou em Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, em Sergipe. Atualmente, além de Taquaritinga, a iniciativa está presente também em Barreiras – BA e Nossa Senhora do Socorro – SE.

Confira a atuação do programa em outros municípios:

Fundação Abrinq atua para zerar as mortes por causas evitáveis em Sergipe

Comitê de mortalidade infantil: entenda como a prática pode contribuir para zerar as mortes evitáveis de crianças

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais