Centenário Modernista

Escrito em 04/03/2022
Arte moderna encanta crianças e adolescentes

No mês em que a Semana de Arte Moderna celebrou o centenário, a Fundação Abrinq trabalhou o tema em uma série de matérias sobre o evento que mudou os rumos da cultura brasileira e mostrou os benefícios das artes para 2.367 crianças e adolescentes de 41 organizações da sociedade civil que integram a Rede Nossas Crianças.

Os educadores de cada uma das instituições participaram de formações virtuais sobre a Semana de 22 e trabalharam atividades com os alunos sobre os artistas modernistas e suas principais obras, fazendo um paralelo em relação à realidade e ao meio em que vivem.

Escrito em 23/02/2022
Semana de Arte Moderna inspira crianças e adolescentes de organizações sociais

No mês em que a Semana de Arte Moderna – também conhecida como Semana de 22 - celebrou o seu centenário, a Fundação Abrinq trabalhou a importância da arte com 2.364 crianças e adolescentes de 41 organizações da sociedade civil que fazem parte da Rede Nossas Crianças.

Os educadores de cada uma das instituições participaram de formações virtuais sobre a Semana de Arte Moderna e propuseram atividades aos alunos sobre os artistas modernistas e suas principais obras, associadas à realidade em que vivem.

Escrito em 18/02/2022
100 anos da Semana de Arte Moderna - passeios culturais com as crianças

Visita a museus, teatros e galerias permite que as crianças criem possibilidades de ampliar e sensibilizar o olhar, além de enriquecer experiências, aumentando o entendimento da realidade que as cerca.

A descoberta de objetos, imagens, sons, a descoberta do outro e de si mesmo. Museus são espaços repletos de história e cultura.

Dicas para as crianças aproveitarem a visita:

• Escolha um museu e convide a criança para um passeio;

• Explique para ela como deve se comportar e sobre o que irão ver;

• Aprecie junto a ela o ambiente;

Escrito em 17/02/2022
100 anos da Semana de Arte Moderna: dicas de atividades culturais para as crianças

Por meio de desenhos, pinturas, músicas, danças, teatros e histórias, as crianças e os adolescentes adquirem diversas habilidades que serão úteis para a vida toda.

As fases da criança podem influenciar as suas preferências artísticas. Assim, a ideia é proporcionar várias atividades diferentes e divertidas para que possam escolhê-las, conforme o interesse e a faixa etária.

Escrito em 15/02/2022
100 anos da Semana de Arte Moderna: saiba como a arte contribui com o desenvolvimento infantil

A arte pode ser vista de diversas formas, sendo algo muito amplo, e com isso traz consigo diversos benefícios, principalmente para as crianças que a praticam, seja por meio do desenho, da dança, da leitura de livros, entre outros.

Qualquer que seja a forma como a criança se sinta confortável em expressar o talento artístico, este exerce papel fundamental no desenvolvimento intelectual. Isso acontece porque a expressão artística reflete a imaginação e a capacidade de visualização de mundo.

Expressar as emoções e desenvolver a criatividade

Escrito em 08/02/2022
100 anos da Semana de Arte Moderna: o conceito de arte e suas formas de expressão

Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".

Escrito em 01/02/2022
100 anos da Semana de Arte Moderna: a semana que transformou a cultura brasileira

O mês de fevereiro celebra o centenário da Semana de Arte Moderna, um dos eventos mais importantes da cultura brasileira.

Marco oficial do modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna – ou Semana de 1922 - aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo e reuniu artistas das mais diversas áreas, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Apresentações musicais e conferências intercalavam-se às exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o objetivo de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte.