Notícias

Voluntariado: um gesto que transforma vidas

27/08/2021
Voluntariado: um gesto que transforma vidas

No dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado instituído pela Lei de Nº 7.352, em 1985. Um dia especial que reconhece e destaca o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea para causas de interesse social e comunitário.

No Brasil, o voluntariado segue ativo mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social: se reinventa, inova nas maneiras de atuar e segue reunindo esforços e dedicação, utilizando e valorizando mais do que nunca o trabalho em rede e as conexões.

A importância do trabalho de cada voluntário

Nos bairros, comunidades, instituições sociais e empresas, um grande número de pessoas oferece ajuda a quem mais precisa.

O serviço voluntário é uma das formas mais transformadoras de participação cidadã em nossa sociedade atual. Uma oportunidade de ampliar conhecimentos, aumentar habilidades sociais, e conviver com uma rede de pessoas com interesses, valores e propósitos comuns.

Programa Adotei um Sorriso: voluntariado é o protagonista

Criado em 1997, o Programa Adotei um Sorriso da Fundação Abrinq tem como objetivo mobilizar e engajar dentistas e psicólogos que queiram se dedicar voluntariamente, oferecendo atendimento clínico às crianças e/ou adolescentes em seus consultórios ou desenvolvendo uma ação de saúde preventiva nas organizações da sociedade civil que integram o programa. A iniciativa atende a todas as regiões do Brasil.

O voluntariado é o protagonista desta iniciativa. Atualmente, o programa conta com cerca de 272 profissionais voluntários. Ao longo destes 24 anos, 410 organizações já participaram do programa que já beneficiou mais de 290 mil crianças e adolescentes que puderam ter acesso à serviços de saúde e atendimentos institucionais fundamentais para adquirirem uma melhor qualidade de vida.

Cíntia da Cunha, responsável pelo programa, destaca a importância dos voluntários engajados na causa da infância e adolescência. “Eles disponibilizam um tempo em prol de uma pessoa que necessita de assistência. No caso do Adotei um Sorriso, contamos com uma rede de clínicas e profissionais que disponibilizam o seu espaço e seu trabalho para uma criança ou um adolescente que esteja necessitando de cuidados especiais. É o sentimento de fazer o bem ao próximo”.

A líder parabeniza o trabalho de cada um dos voluntários do programa. “A atitude de colocar-se no lugar do outro e propor-se a fazer alguma coisa para ajudá-lo é realmente transformadora. O voluntário amadurece a cada realidade que confronta e engrandece ao fazer a diferença na vida de alguém”.

“Satisfação ao ver o desenvolvimento de uma criança”

Comemorado no dia 27 de agosto, um dia antes da celebração ao voluntário, a data homenageia o psicólogo, profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano. Alguns deles se dedicam voluntariamente a transformar a vida de crianças e adolescentes.

Maria Aparecida de Assis, psicóloga e voluntária do programa há três anos, se sensibilizou com a causa da infância e da adolescência. “Tinha uma colega dentista que trabalhava comigo e participava desta iniciativa da Fundação Abrinq. Ela me convidou a aderir como psicóloga”.

A especialista conta que atuou por mais de 30 anos na rede pública de São Paulo – SP e conheceu de perto as dificuldades das famílias que não possuíam recursos para um atendimento especializado. “O trabalho é realizado em grupo e, em muitos casos, a criança ou o adolescente precisam de uma atenção individualizada. Este programa permite que isso seja possível, através do apoio de organizações parceiras que indicam os casos que requerem esta atenção à Fundação Abrinq, que nos contata de imediato”.

A pandemia trouxe vários desafios à prática do voluntariado, sendo o principal deles o isolamento social ou adaptação das atividades e ações presenciais. Esta situação, porém, não foi um impedimento para que Maria Aparecida interrompesse os atendimentos às crianças. “O Conselho Regional de Psicologia autorizou a realização de consultas no formato online. Para alguns pais foi mais fácil, pois não havia a necessidade do deslocamento com os filhos. Mas também atendi presencialmente”.

Para a psicóloga, ser parceira do programa é recompensador. “Sou voluntária desde os 18 anos e é sempre um trabalho gratificante”. “Para mim é uma grande satisfação. Uma causa nobre. Qualquer ação que pudermos fazer em benefício ao próximo é muito importante”.

Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, enaltece a prática voluntária e destaca a união de todos na luta por um futuro melhor. “Todos os anos, os voluntários que contribuem com a atuação do Programa Adotei um Sorriso, possibilitam que mais crianças e adolescentes possam sorrir sem medo, de forma saudável e serem mais felizes. A compaixão que demonstram pelas crianças que necessitam de apoio é uma inspiração para todos nós”.

Corrente do bem

Esta corrente do bem faz com que meninos e meninas tenham a sua cidadania e os seus direitos respeitados e, com isso, possam resgatar a autoconfiança, alegria, automotivação e também o seu amor-próprio.

Por outro lado, quem é voluntário também cresce como ser humano, pois tem a oportunidade de aprender, evoluir, compartilhar e se transformar em uma pessoa ainda melhor.

Faça parte desta iniciativa. Se você é um dentista ou psicólogo, seja voluntário do Programa Adotei um Sorriso. Entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail adotei@fadc.org.br ou WhatsApp (11) 94512-4119, e ajude a transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes que estão perto de você.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais