Notícias

Dez projetos seguem na disputa pelo reconhecimento da Fundação Abrinq no Prêmio Criança 2022

14/09/2022
Dez projetos seguem na disputa pelo reconhecimento da Fundação Abrinq no Prêmio Criança 2022

O Prêmio Criança é um dos primeiros programas criados pela Fundação Abrinq e tem como objetivo o reconhecimento de ações de empresas e organizações da sociedade civil que visam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A edição de 2022 será exclusiva para organizações da sociedade civil e, assim como a de 2020, premiará iniciativas voltadas à saúde mental.

Para participar, cada organização teve até o dia 30 de junho deste ano para inscrever projetos relacionados à temática e, de acordo com o edital, os projetos precisariam estar sendo realizados há pelo menos 12 meses e estar atrelados a um ou mais dos seguintes eixos:

Eixo 1: Projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;

Eixo 2: Projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;

Eixo 3: Projetos que visam oferecer cuidados e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.

A premiação deste ano está na terceira fase de análise. Das 55 organizações inscritas inicialmente, dez seguem na disputa pelo reconhecimento da Fundação Abrinq.

Etapa atual

Na terceira etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022, os dez projetos remanescentes receberão visitas técnicas realizadas por uma equipe da Fundação Abrinq dedicada à premiação. Estes encontros estão ocorrendo de forma online, entre os dias 12 e 16 de setembro, e têm como objetivo a obtenção de informações complementares dos projetos e o diálogo com a equipe responsável pela proposta para entender como as atividades são desenvolvidas e como os resultados descritos no edital são alcançados.

Nesta fase, a equipe da Fundação Abrinq selecionará os finalistas que continuarão para a última etapa de análise de acordo com os seguintes aspectos:

  • Clareza na descrição da importância do projeto inscrito, indicando possíveis riscos, ameaças ou problemas de saúde mental e quais as soluções para o diagnóstico e prevenção;
  • Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto inscrito;
  • Existência de ações direcionadas aos familiares (ou responsáveis) do público atendido;
  • Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, entre outras;
  • Natureza dos resultados até aqui alcançados pelo projeto inscrito;
  • Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto inscrito;
  • Existência de condições e/ou de estratégia para a sustentação institucional e financeira do projeto inscrito.

Etapa final

Na quarta e última fase de avaliação do Prêmio Criança 2022, os três projetos vencedores serão escolhidos por um Comitê Técnico composto por profissionais da área de saúde mental. Para isto, serão realizadas duas reuniões ainda em setembro.

Na primeira, os especialistas convidados serão apresentados aos resultados obtidos nas etapas anteriores do processo e receberão os materiais referentes aos projetos finalistas para avaliação. O segundo encontro consistirá na efetiva escolha das propostas vencedoras, com a definição da primeira, segunda e terceira organização colocada.

Etapas anteriores

A primeira fase de avaliação do Prêmio Criança 2022 consistiu na análise das organizações a partir dos documentos obrigatórios solicitados no momento da inscrição, com reprovações devido a falhas no envio de informações imprescindíveis ao andamento da premiação. Ao todo, 55 instituições participaram desta etapa realizada do dia 4 ao 21 de julho.

Na segunda fase do processo, ocorrida entre 22 de julho e 26 de agosto, 47 projetos foram analisados por uma consultoria especializada que avaliou as propostas com base nas informações encaminhadas pelas organizações na etapa anterior e levantou os principais pontos a serem observados pela Fundação Abrinq na etapa das visitas técnicas.

Leia mais sobre a edição 2022 do Prêmio Criança e fique de olho no site da Fundação Abrinq para estar por dentro das novidades

Prêmio Criança 2022 está com inscrições abertas

Fundação Abrinq inicia processo de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Criança 2022

Fundação Abrinq dá início à segunda etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais