Notícias

Fundação Abrinq dá início à segunda etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022

18/08/2022
Fundação Abrinq dá início à segunda etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022

Já está em andamento a segunda etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022, na qual os projetos aprovados na primeira fase serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

A premiação deste ano tem como objetivo reconhecer iniciativas voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes, assunto tão importante que também foi o tema da edição passada da iniciativa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é definida como um bem-estar no qual o indivíduo consegue ficar bem consigo mesmo e com os outros, de modo a responder positivamente às adversidades que surgem na vida. Por causa disso, é fundamental promovê-la desde a infância, pois é um período no qual os aspectos sociais e emocionais ainda estão em desenvolvimento.

Ao todo, dos 55 projetos inscritos na expectativa de receber o reconhecimento da Fundação Abrinq, 47 passaram para a etapa seguinte do Prêmio Criança 2022. Todas as regiões do País ainda contam com representantes no processo.

Etapa atual

A segunda etapa do Prêmio Criança 2022 está prevista para acontecer de 22 de julho a 26 de agosto e consiste na análise das informações encaminhadas pelos 47 projetos aprovados de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

  • Clareza na descrição da importância do projeto inscrito, indicando possíveis riscos, ameaças ou problemas de saúde mental e quais as soluções para o diagnóstico e prevenção;
  • Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto inscrito;
  • Existência de ações direcionadas aos familiares (ou responsáveis) do público atendido;
  • Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, entre outras;
  • Natureza dos resultados até aqui alcançados pelo projeto inscrito;
  • Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto inscrito;
  • Existência de condições e/ou de estratégia para a sustentação institucional e financeira do projeto inscrito.

Esta etapa será realizada pela Prattein, consultoria especializada que, além de avaliar os projetos participantes, levantará para a Fundação Abrinq os principais pontos a serem observados na etapa seguinte: a de visitas técnicas online.

Próximas etapas

Em setembro ocorrerão as últimas fases de avaliação do Prêmio Criança 2022 e a divulgação dos projetos vencedores acontecerá de forma remota em outubro.

A terceira etapa corresponde às visitas técnicas, quando as organizações remanescentes no processo receberão uma visita da Fundação Abrinq para apresentarem seus projetos com maior proximidade e clareza, além de comprovarem a veracidade das informações enviadas.

Por fim, na quarta etapa, o Comitê Técnico de Especialistas, composto por profissionais da área da saúde mental, realizará a escolha dos projetos vencedores.

Para ficar a par de todas as novidades sobre a premiação, acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq. Todas as atualizações sobre o Prêmio Criança 2022 serão comunicadas pelos canais oficiais da instituição.

Etapas anteriores

As inscrições para o Prêmio Criança 2022 encerraram no dia 30 de junho, prazo limite para que as organizações da sociedade civil cadastrassem seus projetos voltados ao tema da saúde mental. Para concorrer pelo reconhecimento da Fundação Abrinq, além de estarem sendo realizadas há pelo menos 12 meses, as iniciativas também precisavam contemplar um ou mais dos seguintes eixos:

Eixo 1: Projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco;

Eixo 2: Projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;

Eixo 3: Projetos que visam oferecer cuidados e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.

A primeira etapa de avaliação do Prêmio Criança 2022 aconteceu entre os dias 4 e 21 de julho, com a análise das organizações a partir dos documentos obrigatórios solicitados no momento da inscrição. As reprovações estão sendo informadas por e-mail para aquelas organizações que não realizaram o envio de informações imprescindíveis ao andamento do processo, como o registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Estatuto Social.

Prêmio Criança

O Prêmio Criança foi criado em 1989 e é um dos primeiros programas idealizados pela Fundação Abrinq. Seu objetivo é identificar e reconhecer as ações de empresas e organizações da sociedade civil que visam garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

A premiação já reconheceu 89 iniciativas em diversas cidades do Brasil, ressaltando o valor dos projetos e mostrando seu impacto na qualidade de vida e nas perspectivas de futuro dos beneficiados.

Na última edição, em 2020, o prêmio foi entregue a três projetos: Projeto Com Tato desenvolvido pelo Instituto Fazendo História, de São Paulo – SP; Projeto Prevenção em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes em Grupos de Inclusão, realizado pela Organização Manaíra, de Recife – PE; e Projeto Quixote, mantido pela Associação de Apoio ao Projeto Quixote, localizada em São Paulo - SP.

Veja outras notícias sobre o Prêmio Criança 2022:

Prêmio Criança 2022 está com inscrições abertas

Fundação Abrinq inicia processo de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Criança 2022

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais