Notícias

O papel das empresas na promoção do aleitamento materno

31/08/2021
O papel das empresas na promoção do aleitamento materno

O aleitamento materno é uma etapa fundamental para o desenvolvimento do bebê. Além de contribuir para sua formação cognitiva, crescimento e imunidade, ele também é capaz de proporcionar diversos benefícios para a mãe no pós-parto. No entanto, mesmo com tantas vantagens, nem sempre a amamentação é uma ação simples e natural como costuma ser divulgada. 

Muitas mulheres e famílias passam por diferentes experiências com o aleitamento materno e alguns fatores podem contribuir para uma vivência negativa e até a interrupção do aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, por exemplo, a falta de uma rede de apoio, difícil acesso à informação de qualidade sobre o assunto ou aspectos físicos como sentir dor ao amamentar, não conseguir realizar a pega correta, entre outros. 

O retorno ao trabalho também possui uma forte influência na continuidade da amamentação. De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) de 2019, a prevalência do aleitamento materno exclusivo no Brasil foi de 60% entre crianças com idade inferior a 4 meses — período da licença-maternidade previsto em lei — e de 45,7% entre as crianças com menos de 6 meses.

Vejas os dados de acordo com as regiões: 

Menores de 4 meses  Norte: 57% Nordeste: 55,8%  Centro-Oeste: 60,8%  Sul: 59,8%  Sudeste: 63,5% Menores de 6 meses  Norte: 40,7%  Nordeste: 38% Centro-Oeste: 44,1% Sul: 53,1% Sudeste: 50%

 

Menores de 4 meses  Norte: 57% Nordeste: 55,8%  Centro-Oeste: 60,8%  Sul: 59,8%  Sudeste: 63,5% Menores de 6 meses  Norte: 40,7%  Nordeste: 38% Centro-Oeste: 44,1% Sul: 53,1% Sudeste: 50%

Os indicadores ressaltam a importância das empresas também promoverem a prática para o público externo e, principalmente, interno. 

Em um estudo realizado pela Fundação Abrinq com as empresas que participam do Programa Empresa Amiga da Criança, foi possível constatar que instituições de grande porte possuem mais políticas internas voltadas ao tema. 43% das empresas que proporcionam a licença-maternidade estendida são classificadas como grande porte, enquanto 24% são classificadas como pequeno porte e 22% são microempresas. 

Como promover o aleitamento materno no ambiente corporativo

Estimular a amamentação é mais fácil do que muitos gestores imaginam. Para ajudar, a Fundação Abrinq reuniu algumas dicas de como a sua empresa pode promover o aleitamento materno. São elas: 

1. Licença-maternidade estendida 

Toda colaboradora gestante, que possui emprego de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem direito à licença-maternidade de 120 dias sem prejuízo do emprego e do salário. No entanto, foi instituído pela Lei nº 11.770/2008 o Programa Empresa Cidadã, no qual as empresas prorrogam a licença por mais 60 dias, totalizando 180 dias, o equivalente a 6 meses.

As empresas que participam do Programa Empresa Cidadã possuem benefícios fiscais e podem deduzir do imposto de renda o total da remuneração integral da colaboradora pago nos 60 dias de prorrogação da licença-maternidade. 

2. Home-office 

Uma alternativa é possibilitar o trabalho home-office, após o período oficial da licença, até que o bebê complete 6 meses de vida. Assim, a empresa facilita e proporciona meios para a mãe manter o aleitamento materno exclusivo.

3. Sala de apoio à amamentação 

Algumas empresas disponibilizam salas de apoio à amamentação, dessa forma, a mulher pode retirar e armazenar o leite com privacidade para posteriormente oferecer ao seu filho ou doar. 

4. Ações de conscientização 

Informar, orientar e conscientizar todos os colaboradores sobre a importância do aleitamento materno é essencial para estimular a prática. A empresa pode realizar campanhas internas, divulgar informações sobre o assunto e até realizar palestras com especialistas. 

5. Licença-paternidade estendida 

De acordo com a CLT, os colaboradores que se tornaram pais possuem o direito de se afastar de suas atividades durante 5 dias após o nascimento da criança. No entanto, assim como a licença-maternidade, as empresas que participam do Programa Empresa Cidadã, do governo federal, podem ampliar a licença-paternidade para 20 dias. 

A ação além de contribuir para o aleitamento materno exclusivo, tendo em vista que a mulher possuirá um contato de apoio próximo com quem dividirá as responsabilidades, também reforça a importância e o papel dos pais na prática.

Empresa presente no bem-estar e na vida dos colaboradores 

Empresa Amiga da Criança há 8 anos, o Laboratório Beneficente de Belém, localizado em Belém - PA, é um exemplo de como promover a amamentação de forma prática e eficaz. 

Com 18 unidades espalhadas pelo estado, a empresa disponibiliza formulários para que os colaboradores e os clientes possam participar do LABMamãe, um programa gratuito para mães e pais grávidos que disponibiliza materiais de orientação e palestras com especialistas sobre a alimentação da gestante, os primeiros cuidados com o bebê, o aleitamento materno e as primeiras vacinas. 

“A partir do momento que eles fazem a inscrição, já passam a receber conteúdos com dicas de saúde, vacinação e amamentação. No período final da gestação, eles participam de um curso presencial de 8h, dividido em dois dias, com aulas práticas”, conta Joyce Carvalho, coordenadora de relacionamento do Laboratório Beneficente de Belém. 

A iniciativa foi criada em 2004, a partir da necessidade dos próprios clientes e colaboradores e, anualmente, atende cerca de 500 famílias. Devido à pandemia, o curso presencial precisou ser suspenso, mas Joyce conta que o Laboratório já está se preparando para ofertá-lo virtualmente. 

“Como somos um ambiente laboratorial eles [clientes e colaboradores] pediam indicações e orientações. Foi quando um dos nossos diretores viu a necessidade de auxiliá-los. Nós trabalhamos com a gestante desde o início.

Quando ela se inscreve já passa a receber e-mails com dicas. Infelizmente não tivemos como realizar o curso no período da pandemia, mas estamos com o projeto de fazê-lo online, a partir de setembro, com vídeo aulas”, explica. 

O programa ajuda a disseminar informações de qualidade sobre uma das etapas mais importantes para o bebê e os pais e, além disso, contribui para uma participação cada vez mais presente de outros familiares, em especial dos pais. 

“Nos últimos cinco anos, os pais têm sido muito participativos. Anteriormente víamos os avós da criança, os irmãos, hoje é são os pais que participam com as mães e vemos isso como algo muito positivo, porque eles estão ali acompanhando as esposas e ficam cientes de como podem auxiliá-las”, afirma. 

O LABMamãe não é a única iniciativa voltada para o tema desenvolvida pela empresa. O Laboratório Beneficente de Belém também realiza campanhas para arrecadar frascos de vidro para doação de leite materno, que são entregues para a Santa Casa do Pará e já visa instituir outra formação sobre massagem Shantala após o nascimento dos bebês. A massagem possui inúmeros benefícios, desde acalmar, aumentar o vínculo afetivo entre a mãe, o pai e o bebê até evitar desconfortos como o cólica. 

“O retorno de trabalhar voluntariamente, de abraçar a população e ajudar o próximo é muito grande. Se outras empresas abraçassem a causa, nós poderíamos mudar muitas coisas”, finaliza Joyce. 

Programa Empresa Amiga da Criança 

Criado em 1995 pela Fundação Abrinq, o Programa Empresa Amiga da Criança engaja e reconhece as empresas que realizam ações de responsabilidade social corporativa voltadas para a infância e adolescência, como o estímulo do aleitamento materno. 

“Promover o aleitamento materno no Brasil é um trabalho de todos nós e ter o apoio das empresas na causa é fundamental, pois sabemos que a preocupação e o retorno ao trabalho possuem uma forte influência na amamentação, especialmente na exclusiva. Nos sentimos muito orgulhosos em ter empresas que promovem ações de incentivo e conscientização como nossas parceiras”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Torne-se uma Empresa Amiga da Criança e faça parte deste movimento. Saiba mais sobre o programa aqui.  

Veja outras notícias semelhantes: 

Amamentação: uma prática que vai muito além da alimentação 
Equipe da Fundação Abrinq conta sua experiência com o aleitamento materno 
“Fui para a UTI com COVID-19 três dias após o nascimento do meu filho” 

 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais