Notícias

Condor doará mais de 64 mil escovas dentais para projeto da Fundação Abrinq

11/07/2022
Condor doará mais de 64 mil escovas dentais para projeto da Fundação Abrinq

A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.

Estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir diversas doenças. Isso porque, uma vez que a criança entende a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas bucais.

Por entender a importância deste tema, a Condor, Empresa Amiga da Criança há 22 anos, ampliou a parceria com a Fundação Abrinq neste ano, por meio do Programa Adotei um Sorriso. Desde 2020, a fabricante catarinense doa escovas dentais para crianças e adolescentes atendidas por organizações sociais que fazem parte da iniciativa. Neste ano, já foram beneficiadas 55 organizações sociais, com a doação de 21.893 escovas de dente, beneficiando, assim, 14.176 crianças e adolescentes.

A parceria contemplará, até o final de 2022, o total de 64.932 escovas dentais, que têm como destino as 62 organizações sociais que integram o programa, beneficiando 15.370 crianças e adolescentes. A doação foi dividida ao longo do ano em quatro remessas, para garantir aos atendidos a troca periódica das escovas dentais a cada 3 meses, conforme a recomendação dos dentistas.

Os primeiros lotes foram entregues nos meses de fevereiro e maio para instituições como Creche Etelvina Caetano de Jesus, Obras Educativas Jardim Felicidade, Creche Dora Ribeiro, Creche Comunitária Dom Giussani e Associação Casa Novella, todas localizadas na região norte de Belo Horizonte (MG).

“A Condor tem como um de seus pilares de gestão o investimento contínuo em ações de responsabilidade social. Ser parceira da Fundação Abrinq com a ação de prevenção à saúde bucal é muito mais do que uma adoção de hábitos de higiene e saúde, é também abraçar uma causa em prol da saúde mental. Cuidar dos dentes e do sorriso influencia totalmente na autoestima e no amor-próprio das pessoas”, explica Gerson Grohskopf, gerente de Marketing do segmento de Higiene Bucal. “Queremos agradecer a oportunidade e parceria com a Fundação Abrinq para a realização desse projeto, ajudando a levar mais sorrisos para crianças de todo o país”, ressalta.

Hábitos saudáveis na infância

As organizações que já foram contempladas com as doações, como a Creche Etelvina Caetano de Jesus, Obras Educativas Jardim Felicidade, Creche Dora Ribeiro, Creche Comunitária Dom Giussani e Associação Casa Novella, localizadas na região norte de Belo Horizonte – MG, estão em áreas com pessoas em vulnerabilidade social, situação de exclusão, muitos desabrigados ou sem emprego.

Cada uma das instituições atende cerca de 200 crianças, de 0 a 6 anos, faixa etária beneficiada exclusivamente pela parceria entre a Fundação Abrinq e a Condor. No entanto, mesmo aquelas que deixaram as unidades em razão da faixa etária, permanecem sendo acompanhadas pela equipe de educadores. “São crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos que estudaram nas creches e saíram, mas continuamos acompanhando, seja por meio de apadrinhamento, visitas ou doações de cestas básicas e itens de higiene e limpeza que as famílias estejam precisando”, explica Kyriam Magalhães, gerente de relações institucionais das Obras Educativas Padre Giussani, mantenedora das unidades.

Kyriam conta que a parceria com a Fundação Abrinq é muito importante para a saúde das crianças. “Quando identificamos algum problema na escovação das crianças, um tratamento de cárie ou uma limpeza, entramos em contato com o Programa Adotei um Sorriso e elas são encaminhadas para atendimento odontológico com voluntário”.

A escovação é incentivada nas creches. “Cada criança recebeu duas unidades de escovas de dente: uma fica aqui na creche e a outra foi levada para casa. Ensinamos a elas que façam isso em casa também, após as refeições. As crianças ficam felizes e pedem para escovar os dentes, antes de dormir”, revela a gerente.

Para a Fundação Abrinq é importante ressaltar a soma de esforços e parceria com empresas como a Condor sempre comprometida com a causa infantil. “A Condor transformou a vida de crianças e adolescentes com a doação de escovas dentais para organizações que fazem parte do Programa Adotei um Sorriso e agradecemos por seguir conosco neste propósito de oferecermos um futuro melhor para milhares de meninos e meninas”, destaca Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Programa Adotei um sorriso

Desde a sua criação, há 25 anos, o Programa Adotei um Sorriso já beneficiou mais de 292 mil crianças e adolescentes que puderam ter acesso a serviços de saúde e atendimentos institucionais fundamentais para adquirirem uma melhor qualidade de vida.

Se você faz parte de uma empresa e quer, assim como a Condor, contribuir para a mudança de vida de crianças e adolescentes em seu território, não deixe de fazer contato com a Fundação Abrinq, pelo e-mail adotei@fadc.org.br ou no telefone (11) 3848-5931. Saiba mais sobre o programa aqui.

Conheça outras histórias como esta:

Fundação Abrinq e Instituto Sorridents garantem sorrisos para mais de 500 crianças e adolescentes

Fundação Abrinq e Sorrifácil beneficiam crianças e adolescentes em Novo Hamburgo

Fundação Abrinq firma parceria com Anhanguera Educacional para promover a saúde bucal às crianças e aos adolescentes

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais