Trabalho Infantil

Escrito em 07/02/2024
Saiba 4 consequências do trabalho infantil

O trabalho infantil é uma realidade que ainda assombra muitas comunidades em todo o mundo, trazendo consigo uma série de consequências desastrosas para as crianças envolvidas. Este fenômeno, além de privar os pequenos de uma infância saudável e educativa, acarreta uma série de impactos negativos em seu desenvolvimento físico, emocional e social.

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo quatro consequências negativas do trabalho infantil para as crianças:

Escrito em 05/02/2024
Veja 5 dicas para aproveitar o Carnaval com as crianças

O Carnaval é uma época de festa, alegria e diversão para pessoas de todas as idades, inclusive para as crianças, sendo uma oportunidade única para criar memórias especiais em família e fortalecer os laços afetivos. Para incentivar essa experiência, a Fundação Abrinq compartilha a seguir algumas dicas de como os pais podem aproveitar ao máximo o Carnaval com seus filhos.

Escrito em 28/08/2023
Com a ajuda da Fundação Abrinq, Marta, de 10 anos, saiu do trabalho infantil

Nos últimos meses, a Fundação Abrinq esteve visitando as suas organizações parceiras em todas as partes do País, para ver como têm evoluído depois de receberem o assessoramento técnico, administrativo e financeiro proporcionado com o Programa Nossas Crianças. Em uma dessas visitas, a Fundação tomou conhecimento de um caso muito interessante.

Escrito em 26/06/2023
Estudo da Fundação Abrinq relaciona desemprego com aumento do trabalho infantil

O combate ao trabalho infantil é uma das principais bandeiras da Fundação Abrinq desde que foi criada em 1990, pois é uma prática que causa prejuízos ao pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Como uma forma de contribuir com a discussão, a organização realizou um estudo sobre o tema referente a indivíduos com idades entre 14 e 17 anos.

Escrito em 07/07/2022
Municípios se mobilizam no combate ao trabalho infantil

O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma realidade no Brasil. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referentes à 2019 mostram que mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes continuam expostos ao trabalho precoce.

Escrito em 20/06/2022
Saiba como a Fundação Abrinq ajudou Luciano a sair do trabalho infantil

Para marcar o mês de combate ao trabalho infantil, a Fundação Abrinq traz a história do Luciano*, de 14 anos, nascido em Glória do Goitá – PE, um menino brincalhão e cheio de sonhos, mas que, infelizmente, foi exposto à esta violação. Contudo, a atuação de uma organização local conveniada ao Programa Nossas Crianças transformou esta dura realidade e o garoto pôde novamente voltar a sonhar.

Escrito em 21/06/2021
“Se o projeto acabar, muitas crianças voltarão ao trabalho infantil”

Localizado em Santa Rita (PB), o Projeto Legal, do Centro de Defesa de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDORH), apoiado pela Fundação Abrinq desde 2019, atende cerca de 160 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. 

Para isso, oferece apoio pedagógico, por meio de aulas de informática, português e matemática, e oficinas criativas como teatro, música, dança e formação humana. 

Escrito em 03/06/2021
Trabalho infantil ainda é realidade para 1,7 milhão de crianças e adolescentes no Brasil

A Fundação Abrinq, desde a sua criação, em 1990, chama a atenção da sociedade para os prejuízos a que estão sujeitos nossas crianças e os adolescentes em razão do início precoce no mercado de trabalho – muitas vezes em condições insalubres e perigosas, o que é proibido por lei. Criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, a campanha do 12 de Junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil visa alertar a população para o problema e mobilizar a todos para o enfrentamento do trabalho infantil. 

Escrito em 15/02/2021
Fundação Abrinq lança um novo programa para combater a violência e o trabalho infantil

O Brasil vem conquistando grandes avanços em relação à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nos últimos anos, no entanto, ainda assim milhares de crianças e adolescentes precisam enfrentar grandes obstáculos para conseguirem usufruir de seus direitos. 

Escrito em 23/11/2020
 Mãe solteira, Elizabete e os filhos trabalhavam em uma feira livre para sobreviver

Localizada no município de Paulista (PE), a Associação Santa Clara, uma das organizações sociais conveniadas à Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, oferece atendimento para a efetivação dos direitos e da promoção da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes, promovendo a inclusão social e a conquista da cidadania, bem como, o resgate da autoestima e o acesso à cultura e a educação.