abandono escolar

Escrito em 08/12/2022
Conheça os principais problemas que levam ao abandono escolar

Nas últimas semanas, o abandono escolar tem sido um assunto em alta para a Fundação Abrinq. Com a chegada do final do ano letivo, pais, alunos e escolas já começam o planejamento para as atividades do próximo ano. Por isso, é fundamental que esforços sejam realizados para identificar, evitar e reverter os casos de crianças e adolescentes que, por algum motivo, param de frequentar a escola.

Para que você possa ficar atento a situações de risco, aqui estão alguns dos motivos que podem resultar no abandono escolar:

Falta de suporte familiar

Escrito em 05/12/2022
A união entre famílias, escolas e Estado contra o abandono escolar

Dentre as instituições e responsáveis mais importantes na Educação de crianças e adolescentes, destacam-se as famílias, escolas e o Estado. Além de ser responsável pela apropriação do conhecimento científico, a escola também é base para o desenvolvimento da criatividade, dos aspectos cognitivos, motores e da socialização fora do âmbito familiar. Já a família oferece todo o suporte para o desenvolvimento pleno e adequado da criança e do adolescente até a idade adulta.

Escrito em 17/11/2022
Abandono escolar nos ensinos fundamental e médio volta a subir após mais de dez anos de queda

A Educação é uma etapa do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que deve ser observada com muita atenção por causa do grande impacto que tem no futuro deles e da própria sociedade. Por esta razão, o abandono escolar é um problema muito sério e que deve ser combatido com urgência.

O fenômeno pode ser definido como a situação na qual o estudante deixa de frequentar a escola durante o ano letivo. É diferente da evasão escolar, ocorrida quando o aluno não realiza a matrícula para estudar no ano seguinte.