Notícias

Webinar: O retorno às aulas em tempos de pandemia

18/08/2020
Webinar: O retorno às aulas em tempos de pandemia

Com a pandemia que afetou o Brasil em fevereiro deste ano, diversas medidas precisaram ser tomadas, em todas as regiões do país, para conter a propagação do novo Coronavírus. Entre elas, a suspensão das aulas, uma vez que as escolas poderiam ser fortes pontos de contágio e transmissão do vírus. 

Para minimizar os impactos dessa ação, o Ministério da Educação dispensou a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos, mas manteve a obrigatoriedade das 800 horas destinadas à educação básica, como forma de garantir minimamente o acesso à educação para os alunos. Ou seja, as escolas tiveram que adaptar suas atividades, até então realizadas presencialmente, visando dar continuidade ao aprendizado dos estudantes.

Com os desdobramentos inesperados da doença no Brasil, a medida, que antes seria a curto prazo, se estendeu e muitos alunos estão há cerca de cinco meses sem aulas presenciais. 

A medida, necessária para preservar a saúde das crianças, adolescentes, profissionais da educação e seus familiares, pode ocasionar impactos educacionais negativos a longo prazo, como, por exemplo, retrocesso de aprendizagem dos alunos, defasagem, abandono escolar, entre outros. 

Dado o cenário atual da pandemia e as múltiplas consequências que ela tem causado, algumas cidades e regiões começaram a planejar a reabertura gradual das escolas, de acordo com suas realidades locais. 

Para explicar e refletir sobre o panorama atual, as medidas e os cuidados necessários para a retomada segura das aulas, a Fundação Abrinq convidou dois especialistas para participarem de um webinar, que será realizado nesta quarta-feira (19), pelo YouTube. 

Na ocasião, a Dra. Ana Escobar, pediatra, professora de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e autora de diversos livros sobre saúde infantil, e o Dr. Luiz Antonio, conselheiro da Fundação Abrinq, promotor de justiça aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo, advogado e consultor, com atuação sólida na área da infância, juventude e educação, falarão sobre os benefícios e os riscos de retomar às aulas presenciais neste momento.

Reserve a sua agenda! 

Data: 19 de agosto de 2020;

Horário: das 14h às 15h30;

Para acompanhar a transmissão, basta acessar este link no dia e horário informados. 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais