Notícias

Universidade Cruzeiro do Sul oferece atendimento odontológico e gratuito a crianças e adolescentes

29/09/2021
Universidade Cruzeiro do Sul oferece atendimento odontológico e gratuito a crianças e adolescentes

A higiene bucal da criança deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes. Quando eles aparecem, a escovação já pode ser realizada, e a partir do momento em que a capacidade motora da criança já estiver mais desenvolvida, é hora de começarem os cuidados.

Parceria transformadora

Com o objetivo de atender ao público infanto-juvenil, a Fundação Abrinq firmou uma parceria, em junho deste ano, com a Universidade Cruzeiro do Sul para atendimento odontológico por meio de consultas gratuitas das organizações sociais integrantes do Programa Adotei um Sorriso. Até o momento, já foram beneficiadas 55 crianças e adolescentes.

Os procedimentos de odontopediatria são realizados pelos alunos do 3º e 4º ano do curso de graduação. A universidade conta com duas clínicas escola, nos bairros da Liberdade e de São Miguel, ambas em São Paulo – SP. As crianças e adolescentes também recebem orientações sobre higiene bucal, alimentação saudável e escovação dentária correta.

“A infância é uma fase fundamental para a prevenção de doenças nos dentes e na boca. Neste sentido, o apoio da Universidade Cruzeiro do Sul é muito importante para conseguirmos ampliar o atendimento de qualidade às crianças e adolescentes das organizações que fazem parte do programa. É de extrema importância a soma de esforços e a efetivação de parcerias em prol da infância e da adolescência”, revela Cíntia da Cunha, responsável pelo programa.

Para Dênis Clay dos Santos, professor e coordenador do curso de graduação de Odontologia da universidade, esta iniciativa é transformadora a todos que a realizam. “É importante ressaltar a transformação que esta ação realiza em nossos estudantes. Quando você faz o bem sem algo em troca, quem ganha somos todos nós. Muitos alunos têm as suas vidas realmente modificadas quando estão diante de crianças que necessitam de uma atenção e, saber que é possível ajudar o próximo, é realmente compensador”.

Ajude uma criança a sorrir

Desde 2007, via Programa Adotei um Sorriso, a Fundação Abrinq beneficiou mais de 290 mil crianças e adolescentes que puderam ter acesso aos serviços que garantem uma boa saúde bucal. Ao longo destes 24 anos, 410 organizações já participaram do programa e muitos novos sorrisos foram conquistados.

Quer mais informações sobre o Programa Adotei um Sorriso? Entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail adotei@fadc.org.br ou WhatsApp (11) 94512-4119.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais