Notícias

Crianças e adolescentes aprendem a cuidar do sorriso com atividade preventiva de saúde bucal em São Paulo

21/05/2025
Crianças e adolescentes aprendem a cuidar do sorriso com atividade preventiva de saúde bucal em São Paulo

Promover hábitos saudáveis desde a infância é uma das formas mais eficazes de garantir um futuro com mais saúde e bem-estar. Por isso, a Fundação Abrinq promoveu, por meio do Programa Adotei um Sorriso e em parceria com o Instituto Salus, uma ação preventiva de saúde bucal realizada no Movimento Comunitário Estrela Nova, localizado na Zona Oeste de São Paulo – SP.

A atividade, conduzida pela Dra. Ana Carolina, profissional do Instituto Salus, teve como objetivo ensinar de forma lúdica e acessível os principais cuidados com a saúde bucal, além de estimular hábitos saudáveis que podem ser levados para a vida toda. Houve atividades preparadas tanto para as turmas de crianças quanto para as turmas de adolescentes.

Foto 1

Durante o dia, os meninos e as meninas participaram de oficinas educativas, ouviram histórias, trocaram experiências e deram muitas risadas. No caso das crianças, houve também a leitura compartilhada do livro Um Agente Sorridente, que prendeu a atenção dos pequenos com uma narrativa lúdica sobre a importância da higiene bucal.

A partir da história, surgiram reflexões sobre o papel de cada um no cuidado com a saúde bucal. As crianças aprenderam, na prática, como escovar corretamente os dentes e a língua, como usar o fio dental e por que manter esses hábitos todos os dias. Além disso, discutiram sobre a influência da alimentação no surgimento de cáries e doenças bucais.

Já os adolescentes, além de revisarem as técnicas corretas de higiene bucal, tiveram acesso a um conteúdo mais aprofundado, com informações sobre os principais problemas que podem surgir com a falta de cuidado – como cáries, gengivite, tártaro, mau hálito e até a perda dentária precoce. Eles puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e refletir sobre a importância da prevenção e da responsabilidade com a própria saúde.

“Trazer informação de qualidade para crianças e adolescentes é muito importante. Nossa intenção, aqui, é promover o autocuidado, além de transferir para eles o conhecimento sobre a técnica certa de escovação, o uso do fio dental e alimentação adequada para que eles mesmos consigam se cuidar”, relata a Dra. Ana Carolina, profissional responsável pelas formações.

Foto 3

O Programa Adotei um Sorriso tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico, por meio de profissionais voluntários, para crianças e adolescentes de organizações sociais parceiras. Para isso, mobiliza dentistas e psicólogos que queiram se dedicar voluntariamente ao atendimento de uma ou mais crianças e/ou adolescentes em seu consultório ou realizar ações preventivas de saúde nos espaços das organizações.

Acompanhe as redes sociais e o site da Fundação Abrinq para saber mais!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais