Notícias

Saúde Bucal: Fundação Abrinq e Colgate beneficiam mais de 11 mil crianças em São Paulo

15/12/2021
Saúde Bucal: Fundação Abrinq e Colgate beneficiam mais de 11 mil crianças em São Paulo

A infância é a época em que mais assimilamos coisas novas. Nessa fase, também adquirimos aprendizados que vamos levar para o resto da vida. Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e, assim, seguir até a fase adulta.

A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde bucal das crianças e dos adolescentes e a atenção, nesta faixa etária, precisa ser redobrada.

O Programa Adotei um Sorriso, criado há 24 anos pela Fundação Abrinq, tem como objetivo mobilizar e engajar dentistas que queiram se dedicar voluntariamente, oferecendo atendimento às crianças e/ou aos adolescentes em seus consultórios ou desenvolvendo uma ação de saúde preventiva nas organizações da sociedade civil que integram o programa. A iniciativa atende todas as regiões do Brasil.

Parceria transformadora

A Colgate, em parceria com a Fundação Abrinq, realizou a ação Sorriso Saudável, Futuro Brilhante, que beneficiou 11.520 crianças e adolescentes com a doação de kits contendo escova e creme dental, sabonete bactericida e folheto com orientações sobre higiene bucal. A ação foi realizada em 21 organizações conveniadas ao Programa Adotei um Sorriso e Rede Nossas Crianças, nos municípios de Diadema, Embu Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Osasco, Santo André, além da capital, localizados na região metropolitana de São Paulo – SP.

“Reconhecemos e agradecemos o apoio de empresas como a Colgate, que investem em ações sociais com foco na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esperamos que outras empresas se inspirem e assumam um compromisso de responsabilidade com a infância no Brasil”, ressalta Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Além da entrega dos kits, foram realizadas ações preventivas em duas instituições. As iniciativas foram realizadas no Núcleo Educacional Santa Casa de Diadema, em 17 de novembro, para duas turmas, totalizando 44 crianças e adolescentes participantes, e em 19 de novembro, no Instituto Beneficente Irmã Marli, em Santo André, com a presença de 55 meninas e meninos.

Durante a ação realizada na Santa Casa de Diadema, dentistas voluntários do Programa Adotei um Sorriso desenvolveram atividades educativas com temas como, o uso correto dos produtos de higiene contidos nos kits, a formação e a prevenção de cárie e de placa bacteriana, a importância de uma boa escovação, além de tirar dúvidas das crianças e dos adolescentes.

Mariana Mano, dentista e voluntária do programa desde 1997, que participou da iniciativa em Diadema, relata a importância de ações como esta. “A saúde começa pela boca. Temos que começar orientando as crianças para que elas levem para sempre. Esta orientação que damos aqui foi para um grupo pequeno de crianças, mas acaba se propagando para muito mais pessoas, pois eles comentam e divulgam à família e aos amigos. Ações como esta da Fundação Abrinq e Colgate são muito importantes. Existem famílias que não têm uma escova dental para cada membro da família. Estas doações são um estímulo para eles melhorarem a higiene. Ações assim mexem com o dia a dia deles e são sempre muito positivas”.

A dentista Maria Aparecida Custódio, que acompanhou a colega Mariana na ação preventiva em Diadema, explica que os cuidados devem começar desde cedo. “O dente é o cartão de visita de qualquer pessoa. Se a criança desde pequena já tem dentes com cárie, poderá perdê-los antes do tempo certo, podendo danificar a mordida, terá que fazer uso de parelho dentário desde cedo, ou seja, será um efeito dominó. Tudo começa com um dentinho careado e depois abre um leque de opções negativas”.

Saúde Bucal: Fundação Abrinq e Colgate beneficiam mais de 11 mil crianças em São Paulo
As dentistas durante a ação preventiva na Santa Casa de Diadema

Importância da prevenção

A Santa Casa de Diadema existe há 70 anos. O Projeto Toninhos, foi criado há 30 anos e atua, exclusivamente, no segmento da assistência social.

Luciana Carraçari, coordenadora do serviço de vínculos da Santa Casa de Diadema, conhecido como Projeto Toninhos, conta a origem do nome. “Na época só havia atendimento na área de saúde na Santa Casa. Aqui nas redondezas havia um menino que solicitava ajuda com a lição de casa. Os funcionários o ajudavam. Até que um dia, ele retornou com mais dez amigos, em seguida, com mais vinte, trinta amiguinhos, todos solicitavam ajuda nas lições. O coordenador da época teve a ideia de atender essas crianças. Estamos há 30 anos realizando este atendimento na região: são 217 crianças só do serviço social; na creche, mais 298 e em atendimento de fisioterapia, são 50 crianças”.

Para a coordenadora, iniciativas como esta do Programa Adotei um Sorriso são sempre muito positivas. “Agradeço sempre a Fundação Abrinq por abrir as portas e trazer para nós, palestras, cursos e orientações educativas para nossas crianças e adolescentes. Nós, como terceiro setor, muitas vezes não temos possibilidades de recursos próprios para conseguir trazer um pouco de conhecimento para as famílias e para as crianças. Agradecer também a Colgate por ter nos doado os kits para todas as crianças. Só o fato de receberem um kit com escova e creme dental para que possam fazer a sua higiene e entenderem a importância da saúde bucal e o quanto isso é importante para a sua saúde e sua vida, faz toda a diferença”.

Saúde Bucal: Fundação Abrinq e Colgate beneficiam mais de 11 mil crianças em São Paulo
Kits doados pela Fundação Abrinq e Colgate às crianças e aos adolescentes 

Conheça mais sobre o Programa Adotei um Sorriso e saiba como a sua empresa, como a Colgate, pode fazer a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais