Notícias

Fundação Abrinq cria projeto para fortalecer coletivos

21/09/2020
Fundação Abrinq cria projeto para fortalecer coletivos

Você sabe o que são coletivos?

Os coletivos podem ser compreendidos como grupos de pessoas ou instituições que compartilham um interesse ou objetivo comum e trabalham juntas para alcançá-lo.

Na maioria das vezes, esse objetivo está relacionado diretamente à solução de algum problema social, seja de âmbito político, profissional ou até mesmo cultural.

Atualmente, os coletivos são fundamentais para fortalecer a sociedade civil e promover a redução de desigualdades. Com características dos dias atuais como a agilidade, flexibilidade e fácil adaptação para as mudanças constantes em que vivemos, eles também são atores-chave na luta pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, uma vez que possuem grande influência e poder de transformação em suas localidades. 

Como forma de reconhecer sua importância e os fortalecer, a Fundação Abrinq está debatendo maneiras de apoiar as ideias e ações dos coletivos e dar voz para diferentes públicos que trabalham diariamente pela garantia de direitos e superação dos desafios da sociedade.

“Entendemos que ao fortalecer esses projetos que atuam para solucionar um problema social, mesmo que em escala local, ampliamos as oportunidades para garantir uma infância e adolescência mais justa e com mais qualidade no Brasil. A luta pela garantia de direitos é um trabalho que engloba diferentes frentes e precisa ser realizado em conjunto”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Para que esse apoio seja efetivo e condizente com as necessidades dos envolvidos, neste primeiro momento a Fundação disponibilizou um questionário online, que pode ser preenchido por qualquer coletivo da cidade de São Paulo, a fim de entender e se aprofundar mais sobre a realidade de cada um. 

“O nosso objetivo é dar voz para eles e nos aprofundar em suas atuações e desafios para que esse trabalho conjunto seja realizado da melhor maneira possível. Inicialmente segmentaremos o projeto para os coletivos da cidade de São Paulo, mas tudo indica que essa iniciativa seja ampliada para outros territórios futuramente”, completa Victor.

Você conhece ou atua em algum coletivo? Então clique aqui e preencha o questionário. 

Atenção: o formulário tem como objetivo conhecer melhor a atuação e os desafios dos coletivos de São Paulo. Seu preenchimento não imputa em nenhum vínculo entre o coletivo e a Fundação Abrinq.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais