Notícias

Organizações sociais se reúnem mensalmente com Fundação Abrinq para trocar experiências

29/03/2023
Organizações sociais se reúnem mensalmente com Fundação Abrinq para trocar experiências

Compartilhar experiências e boas práticas é um dos caminhos para o fortalecimento de organizações da sociedade civil espalhadas por todo o Brasil. E é pensando nisso que a Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, reúne mensalmente instituições que integram a Rede Nossas Crianças para discutir diferentes temáticas envolvendo crianças e adolescentes.

Neste ano de 2023, as reuniões mensais começaram no mês de fevereiro e vão até dezembro. Em cada encontro, um tema principal é abordado com a participação de convidados externos e/ou compartilhamento de experiências e práticas das organizações que integram a rede. O objetivo destes momentos em conjunto é oferecer subsídios para que os profissionais das organizações ampliem os conhecimentos sobre os temas abordados, replicando em suas atividades diárias e melhorando a qualidade do atendimento ofertado às crianças e aos adolescentes.

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, repassa recursos financeiros para organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito à crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social, bem como oferece assessoria técnica e administrativa para fortalecê-las. No entanto, quando o período de convênio se encerra, as organizações passam a integrar a Rede Nossas Crianças, que promove debates sobre temas fundamentais para a infância e adolescência, selecionados de acordo com as necessidades relatadas pelas próprias organizações, como forma de promover continuidade à parceria.

A primeira reunião, realizada em fevereiro, abordou a temática Diálogo, mobilização e construção de alianças entre as organizações da sociedade civil e os poderes públicos, o encontro teve a participação de Marta Volpi, Assessora de Advocacy e Políticas Públicas da Fundação Abrinq, que teve a oportunidade de explicar e alinhar os conceitos de incidência política, falar sobre a importância das organizações participarem dos conselhos de direitos para a atuação em advocacy e sobre como as organizações da rede podem tornar mais efetivas suas atuações de incidência nas políticas públicas da infância e adolescência. Marta também compartilhou com os participantes detalhes sobre a atuação de advocacy da Fundação Abrinq, apresentando, como exemplo, a representatividade titular da organização no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Já no mês de março, a reunião teve como tema O Conselho Municipal e a Gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com a participação  do Fabio Barbosa Ribas Junior, doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O encontro abordou alguns assuntos como:

•    Quais as atribuições e o campo de atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente;
•    Natureza e finalidade do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente como estratégia de mobilização de recursos para projetos executados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs);
•    O papel do Conselho Municipal na gestão e na mobilização de recursos para o Fundo;
•    Exemplos de propostas de Organizações da Sociedade Civil selecionadas e financiadas por Fundos Municipais.

De acordo com Dimas Gomes, coordenador administrativo da Casa Pequeno Davi, localizada em João Pessoa – PB, “as reuniões mensais são muito importantes para o fortalecimento da rede. São momentos onde podemos partilhar conhecimentos e socializar o nosso fazer com as diversas regiões do Brasil. É um espaço formativo onde podemos aprofundar temas específicos e comuns a todas as organizações. Todo trabalho em rede exige essa articulação e a Fundação Abrinq disponibiliza esse espaço de grande relevância para o fortalecimento das organizações e, consequentemente, de toda a rede”.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais