Notícias

Fundação Abrinq formaliza apoio com organizações do Ciclo 2022-2023 do Programa Nossas Crianças

13/07/2022
Fundação Abrinq formaliza apoio com organizações do Ciclo 2022-2023 do Programa Nossas Crianças

O Programa Nossas Crianças, criado em 1993, tem como objetivo fortalecer a atuação e qualificar o atendimento de organizações da sociedade civil. Para isso, repassa recursos financeiros às instituições que realizam atendimento direto e gratuito às crianças e aos adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social, assim como oferece assessoramento técnico e administrativo para que as organizações possam melhorar a gestão institucional e ampliar seus atendimentos, realizando melhorias em espaços físicos, adquirindo materiais pedagógicos e alimentos de qualidade.

Em março deste ano foi lançado o processo seletivo para o Ciclo 2022-2023 do Programa Nossas Crianças, a fim de contemplar instituições da capital e região metropolitana de São Paulo – SP. Para participar do processo seletivo, as instituições precisaram atender alguns requisitos, entre eles, ter pelo menos três anos de fundação e desenvolver um projeto voltado para a Qualificação Profissional ou para o Combate à Violência Doméstica e Sexual. Ao todo, 64 organizações inscreveram suas iniciativas.

Os projetos passaram por quatro etapas de avaliação: análise documental; análise do projeto; visitas técnicas; e avaliação final.

As instituições receberão o apoio financeiro, no valor de até R$ 144.000,00 cada para fortalecerem suas iniciativas e qualificarem o atendimento direto às crianças e aos adolescentes.

Encontro com organizações conveniadas

No dia 5 de julho foi realizado o primeiro encontro de alinhamento com as novas organizações conveniadas para formalizar a parceria e apresentar as ações do programa. A reunião aconteceu no formato online com a participação da equipe técnica da Fundação Abrinq e dos coordenadores pedagógico e administrativo de cada uma das instituições.

Ao longo do programa é realizado o acompanhamento técnico do projeto por meio de reuniões virtuais, assessoramento telefônico, visitas e relatórios mensais, permitindo que os gestores das organizações compartilhem os resultados iniciais e avaliem as necessidades de mudanças de estratégias, com o objetivo alcançar os resultados esperados.

As instituições conveniadas também recebem assessoramento financeiro por meio de prestação de contas, garantindo a gestão correta do recurso repassado mensalmente. As organizações receberam o primeiro repasse em 7 de julho.

Início das atividades

Após as primeiras orientações, as organizações deram início às atividades no mês de julho, com a contratação de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, além da compra de novos materiais pedagógicos para a implementação das ações e alimentação às crianças e aos adolescentes assistidos.

“As organizações da sociedade civil possuem um papel de extrema importância na defesa dos direitos da criança e do adolescente e precisamos valorizá-las. Sabemos que são inúmeros os desafios enfrentados por elas diariamente. Esperamos que o Programa Nossas Crianças traga o apoio necessário para que estas instituições sigam em frente e proporcionem um futuro melhor para a infância e adolescência”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Conheça as cinco novas organizações

Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude

A organização foi fundada em 1942, na 2ª Guerra Mundial, pela educadora Marina Cintra, um grupo de assistentes sociais e outros educadores, com o objetivo de concentrar esforços e recursos e formar as novas gerações, tornando-as aptas a construir um mundo melhor, em que predominem os princípios da igualdade, da justiça, do amor ao próximo e do respeito ao bem comum.

A Colmeia está localizada na zona sul de São Paulo - SP há 80 anos, prestando serviços na área de Assistência Social, promovendo atividades educacionais, culturais e esportivas.

A instituição desenvolve o projeto Capacitação Profissional – Uma Ponte para o Futuro, que integra o eixo de qualificação profissional. Com o apoio do programa, a organização tem como objetivo ampliar 30 novas vagas, por meio da oferta do Curso de Informática e Novas Tecnologias, que tem duração de seis meses, beneficiando, ao longo do convênio, 90 adolescentes entre 15 e 18 anos.

colmeia

 

Fundação Julita

A Fundação Julita foi criada em 1951, uma iniciativa do fazendeiro e produtor de café, Antônio Manoel Alves de Lima. Naquela época, o objetivo principal era abrigar famílias de migrantes rurais no modelo de cooperativa. Em 1993, o estatuto da fundação foi reescrito, a fim de beneficiar crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Jardim São Luís, zona sul de São Paulo - SP. Hoje, atende diariamente cerca de 1.200 pessoas, com idades entre 4 meses e 60 anos.

A instituição desenvolve o projeto Costurando Afetos. Voltada para a qualificação profissional, por meio do programa, a iniciativa prevê ampliar 10 novas vagas e aprimorar o atendimento para os 100 adolescentes que atualmente estão matriculados na organização, beneficiando, assim, 110 adolescentes de 16 a 18 anos por meio do Curso de Corte e Costura (Moda).

julita

 

Instituto André Franco Vive

O Instituto André Franco Vive foi fundado em 2004 pelo casal Ana e Mario Sérgio Franco, em memória ao filho, André, morto em um acidente. O objetivo é oferecer aprendizado educacional, cultural e profissionalizante de forma gratuita a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Localizada no Jardim do Lago, zona oeste de São Paulo – SP, a instituição desenvolve o projeto #NãoAbandoneSeuFuturo, que integra o eixo combate à violência doméstica e sexual. Por meio do convênio, 216 crianças e adolescentes de 07 a 15 anos serão beneficiados pela iniciativa. O projeto contempla oficinas de artes, música, mediação de leitura e informática, atividades esportivas e rodas de conversas com a intervenção de um psicólogo, que será contratado com o apoio da Fundação Abrinq.

No âmbito familiar, serão realizados atendimentos coletivos e individuais com as famílias, bem como encontros mensais, com o objetivo de orientá-las sobre violência e visitas domiciliares para acompanhar os atendidos.

instituto

 

Projetos Amigos das Crianças (PAC)

O Projetos Amigos das Crianças trabalha com o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade por meio de ações socioeducativas, culturais e profissionais, com foco na emancipação do indivíduo, fortalecimento dos laços familiares e na conscientização do seu papel na sociedade.

Localizado em São Paulo – SP, o PAC desenvolve o projeto Jovem com Futuro, em Pirituba, zona norte, voltado à qualificação profissional para adolescentes entre 15 e 18 anos, que oferece o Curso de Gestão Empresarial. O curso beneficiará 210 alunos que terão aulas sobre Introdução à Matemática, Introdução ao Português, Gestão, Sustentabilidade 4.0, Programação em Arduino - plataforma de prototipagem eletrônica de hadware livre e placa única, Desenvolvimento Comportamental, Desenvolvimento Social e Político e Mentoria.

pac

 

Reino da Garotada de Poá

O Reino da Garotada de Poá foi fundado em 1944 pelo padre Simon Switzar, da Congregação dos Sagrados Corações, atuando com o acolhimento institucional de crianças, adolescentes e famílias. A missão da instituição, hoje, é proporcionar assistência, educação e capacitação profissional para jovens em situação de exclusão social.

Localizada na cidade de Poá, situada a 40 km de São Paulo, a organização já atendeu mais de 35 mil pessoas em 77 anos de atuação.

Por meio do programa da Fundação Abrinq, a instituição prevê implantar o Curso de Logística - Auxiliar de Suprimentos, por meio do projeto Logística, voltado à qualificação profissional, que beneficiará 40 adolescentes de 16 a 18 anos. Com duração de três meses, a instituição tem como objetivo formar seis turmas ao longo do convênio e, dessa forma, atender 240 alunos que participarão de aulas sobre os fundamentos da logística, técnicas de armazenagem, movimentação de materiais, manutenção dos produtos e inventário, gestão de estoque, segurança, medicina e higiene do trabalho, entre outras.

poa

 

Veja outras notícias sobre o tema:

Conheça as organizações selecionadas para o ciclo 2022-2023 do Programa Nossas Crianças

Edital 2022 do Programa Nossas Crianças: 11 projetos sociais seguem no processo de avaliação

Fundação Abrinq abre edital para apoiar novas organizações da sociedade civil

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais