Notícias

Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos beneficiam mais de 80 crianças em São Paulo

08/03/2023
Fundação Abrinq e Mercadão dos óculos beneficiam mais de 80 crianças em São Paulo

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) no período pré-pandemia, um terço da população adulta brasileira nunca passou por uma consulta com oftalmologistas, nem realizou exames de visão. Este fato faz com que muitas pessoas desenvolvam doenças ou problemas que poderiam ser facilmente tratados com uma atenção preventiva.

Quando nem os adultos cuidam da própria visão, consequentemente, muitas crianças acabam sem o devido cuidado com a saúde ocular, por falta de orientação. Uma criança ou adolescente com problemas de visão, ao frequentar a sala de aula, força muito os olhos se não tem o cuidado adequado. Não é raro encontrar crianças que se queixam de dores de cabeça, vista cansada e dificuldades de enxergar. Quando todos estes problemas se acumulam, podem levar até mesmo ao abandono escolar.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 30% das crianças e adolescentes em idade escolar possuem algum grau de problema visual.

Pensando nisso e em formas de melhorar o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, a Fundação Abrinq, em parceria com o Mercadão dos Óculos, realizou diversas ações de entrega gratuita de óculos para crianças de São Paulo durante os dias 1, 2 e 3 de março. Foram 40 óculos doados para os pequenos da Sociedade Beneficente Caminhando para o Futuro - Beija Flor, localizada no Jardim Carombe, na zona norte, 27 para as crianças e os adolescentes da Associação Santo Agostinho – CCA São José, em Lauzane Paulista, também na zona norte, e 14 para os beneficiados pela Sociedade Santos Martires - Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista. No total, 81 óculos irão ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa.

“Esta doação é muito importante. Nós, da comunidade, não temos condições para levar as crianças para realizar uma consulta. Então, os óculos vão ajudar bastante nos estudos do meu filho. Ele sempre se queixava de dor de cabeça, mas agora vai melhorar e conseguir estudar direito”, afirma Patrícia Silva Campos, mãe de uma das crianças beneficiadas pela ação.

Doação óculos

“O nosso atendimento aqui gira em torno de 240 crianças, 120 no período da manhã e 120 de tarde. Algumas delas já chegam com dor de cabeça e se queixando de que não conseguem enxergar direito na escola, por isso precisam sentar na frente. Com esta oportunidade, vimos que uma quantidade grande de crianças precisava de óculos e elas estavam bem esperançosas aguardando a entrega. Acredito que agora veremos muitas melhorias para as vidas delas”, diz Michelle Viana, auxiliar administrativa da Sociedade Beneficente Caminhando para o Futuro - Beija Flor.

As doações são o resultado final de um processo que começou no ano anterior, em 2022, com a triagem realizada em 268 crianças e adolescentes pela própria empresa nas organizações da sociedade civil, que aconteceu em novembro, para identificar os potenciais problemas de visão.  Posteriormente, em dezembro, um oftalmologista realizou consultas para identificar quais delas precisavam de óculos.

Doação óculos 2

”A nossa empresa tem a missão de cuidar da saúde visual para transformar a vida das pessoas. Uma ação como esta é a realização e a materialização deste lema. Ações assim têm, como um de seus principais objetivos, erradicar a evasão escolar. Sabemos que este problema tem muitas causas, mas está ligado, também, a problemas ou dificuldades para enxergar. Cuidar da visão, sendo o nosso ponto principal, permite que possamos atuar aqui”, explica Fabrício Vieira, gerente técnico do Mercadão dos Óculos.

Trabalho em conjunto para mudar a vida de crianças e adolescentes

A parceria com o Mercadão dos Óculos já transformou a vida de outras crianças e adolescentes. Confira como os pequenos do Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema, localizado em Diadema – SP, foram beneficiados em 2022 clicando aqui.

“O cuidado com a saúde visual das crianças e dos adolescentes é fundamental para o pleno desenvolvimento deles. Por meio desta parceria com o Mercadão dos Óculos, conseguimos ajudar quem mais precisa e, assim, transformar o dia a dia destas crianças que, agora, poderão enxergar com qualidade”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Conheça outras ações voltadas à Saúde de crianças e adolescentes realizadas pela Fundação Abrinq

Fundação Abrinq e Instituto Salus levam alegria e cuidado com a saúde bucal às crianças do Jardim Educandário, em Raposo Tavares - SP

Cidades integrantes do Programa Mortalidade Zero recebem cursos promovidos pela Fundação Abrinq

Fundação Abrinq e Anhanguera Educacional continuam, juntas, cuidando da saúde bucal de crianças e adolescentes
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais