Notícias

Fundação Abrinq abre edital para coletivos de todo o Brasil

26/04/2023
Fundação Abrinq abre edital para coletivos de todo o Brasil

Em 2022, a Fundação Abrinq passou a apoiar cinco coletivos comunitários, com incentivo técnico e financeiro, para que pudessem desenvolver novas atividades e ações que fortaleçam a presença dos grupos nos espaços e comunidades em que estão inseridos, proporcionando melhor qualidade de atendimento às crianças e aos adolescentes integrantes das iniciativas.

Na prática, coletivos são grupos de pessoas que promovem ações de desenvolvimento (hortas comunitárias, cursos, eventos, etc.) para a comunidade local.

Dessa forma, por compreender a importância dos coletivos para diversas crianças e adolescentes em todo o Brasil, a Fundação Abrinq abre o Edital Projeto Coletivos, que vai selecionar 25 novos coletivos que trabalham com a pauta da infância e adolescência para receber apoio técnico e financeiro durante o ciclo 2023-2024.

Leia o edital completo aqui

Atualmente, os cinco coletivos comunitários já apoiados fazem parte do grupo 1 do projeto. Neste novo edital, as inscrições serão divididas entre o grupo 2 e o grupo 3, de acordo com as respectivas regiões de cada coletivo. Só serão aceitas inscrições de coletivos localizados em regiões metropolitanas.

Grupo 2: as inscrições serão aceitas até o dia 18 de junho, às 23h59. Poderão se inscrever coletivos localizados nas seguintes regiões:

grupo 22

Grupo 3: as inscrições serão aceitas até o dia 22 de outubro, às 23h59. Poderão se inscrever coletivos localizados nas seguintes regiões: 

Grupo 2

Os coletivos escolhidos serão apoiados pelo período mínimo de 18 meses e terão acesso a recursos técnicos e financeiros mensais para que possam fortalecer as atividades que já desenvolvem ou colocar em prática novas ações. Eles também poderão participar de capacitações e eventos destinados para a troca de experiências e boas práticas, assim como contar com o apoio institucional da Fundação Abrinq.

A relação de coletivos aprovados, em cada uma das fases, será disponibilizada no site da Fundação Abrinq. Fique de olho para não perder nenhuma novidade! 

Quem pode participar?

Para participar do processo seletivo, os coletivos precisam atender os seguintes critérios:
•    Atuar em um município das regiões metropolitanas de todas as capitais brasileiras;
•    Atuar em territórios periféricos ou locais de alta vulnerabilidade;
•    Ter como principal público-alvo crianças e adolescentes;
•    Ter pelo menos um dos integrantes do coletivo maior de 18 anos;
•    Oferecer atividades e/ou serviços gratuitos;
•    Ter pelo menos um ano de atuação comprovada;
•    Ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) próprio do coletivo e conta bancária vinculada ou ter, pelo menos, um integrante do coletivo que possua uma conta bancária (com titularidade de pessoa física ou de pessoa jurídica) associada a um Microempreendedor Individual (MEI), que será utilizada para a transferência de aportes financeiros de forma transparente e com a anuência dos demais integrantes do coletivo;
•    As ações do coletivo devem estar alinhadas com a missão, a visão e os valores da Fundação Abrinq.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o processo de seleção e realizar a inscrição do seu coletivo.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais