Notícias

Formações contra a mortalidade infantil marcam atuação da Fundação Abrinq em municípios do Nordeste

29/05/2023
Formações contra a mortalidade infantil marcam atuação da Fundação Abrinq em municípios do Nordeste

De acordo com os dados mais recentes divulgados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil em 2023, o Brasil registrou, em 2021, 11,9 óbitos entre menores de 1 ano de idade para cada 100 mil nascidos vivos.

Dados como este são o motivo pelo qual a Fundação Abrinq, por meio do Programa Mortalidade Zero, apoia as cidades no combate à mortalidade infantil, trabalhando intersetorialmente com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para que elaborem um plano de redução do óbito infantil.

Dentre outras ações, o programa também estimula a criação e/ou fortalecimento de Comitês de Mortalidade Infantil; aprimora o atendimento da atenção primária de gestantes e bebês, por meio de formação para profissionais de Saúde; incentiva a criação de grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde; informa e conscientiza mães, gestantes e sociedade em geral sobre temas relacionados a gravidez e puerpério com a realização de campanhas sobre a importância do aleitamento materno.

Municípios integrantes do programa no ciclo 2022-2023

No mês de abril, foram realizados dois encontros temáticos com os profissionais da atenção básica (atendimento inicial) do município de Nossa Senhora do Socorro - SE. Com a temática Toxoplasmose e gestação, as formações foram direcionadas para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de Saúde (ACS), nos períodos da manhã e da tarde, com a participação de 202 profissionais.

Nos demais municípios do ciclo, os encontros temáticos ocorreram, também, durante o mês de maio (Luís Eduardo Magalhães/BA e Barra/BA). Em julho, o programa realizará encontros temáticos em Riachão das Neves/BA e Santa Rita de Cássia/BA. Entre os temas discutidos se encontram planejamento reprodutivo, implantação de grupos de gestantes e vigilância do óbito infantil.

As formações são fundamentais para que as crianças da região possam ter um melhor diagnóstico e tratamento de possíveis doenças, com cuidados e atendimento de qualidade. 

Municípios integrantes do programa no ciclo 2023-2024

Em março, foram iniciadas as formações para os profissionais da atenção básica nos municípios de Cristópolis e Buritirama, ambos no oeste baiano, assim como em São Cristóvão – SE. 

Cristópolis, Buritirama e São Cristóvão

O programa promoveu formações para cerca de 40 ACS em Cristópolis, 50 em Buritirama e 115 em São Cristóvão, sobre temas como as atribuições dos ACS com ênfase na atenção pré-natal, assim como acolhimento, fatores de risco e busca ativa de gestantes. A Fundação Abrinq também promoveu uma formação para mais de 80 médicos e enfermeiros nos três municípios sobre pré-natal de risco habitual, gestação de alto risco e modelos de atenção e assistência ao parto.

Por fim, também foi iniciada a formação para estímulo à criação de grupos de gestantes, para 28 participantes, e a formação para a promoção e criação do comitê de mortalidade infantil em Buritirama e Cristópolis.

De acordo com Deysiane Alves, cirurgiã dentista de Cristópolis, “as formações promovidas pela Fundação Abrinq são um estímulo para os trabalhos em grupo, principalmente com os profissionais que atuam na atenção primária e possuem uma relação direta com as gestantes e puérperas. Assim, nos encontros com as pacientes, podem passar orientações adequadas a elas, com muito diálogo e aconselhamento”.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais