Notícias

Dentistas voluntários beneficiam 469 crianças e adolescentes em ações do Programa Adotei um Sorriso

18/07/2022
Dentistas voluntários beneficiam 469 crianças e adolescentes em ações do Programa Adotei um Sorriso

A infância é a época em que o ser humano mais assimila coisas novas. Nesta fase, também se recebem informações que são levadas para o resto da vida. Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e, assim, seguir até a fase adulta.

A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde bucal das crianças e dos adolescentes e a atenção, nesta faixa etária, precisa ser redobrada.

O Programa Adotei um Sorriso, criado há 24 anos pela Fundação Abrinq, tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico, por meio de profissionais voluntários, para crianças e adolescentes de organizações sociais parceiras. Para isso, mobiliza dentistas e psicólogos que queiram se dedicar voluntariamente ao atendimento de uma ou mais crianças e/ou adolescentes em seu consultório ou realizar ações preventivas de saúde nos espaços das organizações. A iniciativa atende todas as regiões do Brasil.

Ações preventivas

Entre abril e junho, o programa mobilizou ações preventivas que foram realizadas por dentistas voluntários em seis organizações da sociedade civil, localizadas em São Paulo – SP e uma em Curitiba - PR. No total, foram beneficiadas 469 crianças e adolescentes.

Veja as organizações atendidas:

Abril e maio:

São Paulo - SP:

• Centro da Criança e do Adolescente Santa Mônica: 43 crianças e adolescentes;

• Centro da Criança e do Adolescente Pássaros: 103 crianças e adolescentes;

• Centro Educacional Comunitário: Jardim Itápolis: 77 crianças e adolescentes;

• Centro Educacional João Paulo II: 81 crianças e adolescentes.

Junho:

São Paulo - SP:

• Centro Comunitário da Criança e do Adolescente - CCA Alegria: 104 crianças e adolescentes;

• Serviço de Acolhimento Institucional Rainha da Paz: 10 crianças e adolescentes.

Curitiba - PR:

• Lar Fabiano de Cristo – Casa de Joana D’Arc: 51 crianças e adolescentes.

Durante as iniciativas realizadas, dentistas voluntários do programa desenvolveram atividades educativas com temas como o uso correto da escova e do creme dental, a formação e a prevenção de cárie e de placa bacteriana, a importância de uma boa escovação, além de tirar dúvidas das crianças e dos adolescentes.

Participaram das ações, os dentistas Mario Augusto Gori, Ana Claudia Simões Silva, Celina Aguiar Gavini, Daniella Gaio, Emily Barna Guzman, Katia Mendes Agostinho, Louise de Andrade e Mariana Mano.

"A felicidade plena está em fazer o outro feliz"

No CCA Alegria, organização que oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, a orientação sobre saúde bucal foi conduzida pela Dra. Celina e houve a distribuição de escovas de dente doadas pela Condor e cremes dentais pela Phisalia, ambas Empresas Amigas da Criança.

Atuando como voluntária desde o início do programa, Celina revela que esta foi a primeira participação em ações preventivas com organizações da sociedade civil. “Realizo o atendimento odontológico das crianças encaminhadas pela iniciativa em meu consultório. Mas foi uma enorme satisfação poder contribuir com a palestra no Centro Comunitário Alegria, em Tiradentes. Conversamos sobre a escovação e a sua importância para a saúde de uma forma global”.

alegria
Celina Gavini na ação preventiva que ocorreu no Centro Comunitário Alegria, em Tiradentes

Celina agradece a oportunidade de atuar como voluntária e contribuir com ações em benefício à criança e ao adolescente. “É difícil transformar em palavras o que sinto em fazer parte como voluntária deste programa. É um sentimento de gratidão pela oportunidade, carinho das crianças, de tentar fazer um pouco a diferença em um programa tão grandioso como este da Fundação Abrinq. A felicidade plena está em fazer o outro feliz. Uma maneira muito pequena de poder devolver toda a oportunidade que eu tive de ter nascido em uma família que me ofereceu estrutura e poder estudar em uma das melhores universidades públicas de São Paulo – SP, a Universidade de São Paulo (USP)” .

No Lar Fabiano de Cristo, na capital paranaense, além da palestra sobre higiene bucal, a Dra. Daniella Gaio e o Dr. Mario Augusto Gori realizaram uma triagem odontológica em dois períodos em 51 crianças e adolescentes, sendo identificada a necessidade de atendimento e tratamento em 19 delas. Os atendimentos serão realizados pelos voluntários do programa. As escovas dentais da Condor foram distribuídas aos atendidos no dia da iniciativa.

Emily Guzman, dentista e voluntária do programa há 15 anos, que participou da iniciativa no Centro Educacional Comunitário, localizado no Jardim Itápolis, relata a importância de ações como esta. “É importante orientarmos as crianças para que elas levem com elas estes ensinamentos para sempre, assim criamos adultos mais responsáveis e que saberão o que fazer quando um problema mais grave surgir”.

emily
Emily Guzman, em roda de conversa com as crianças do Centro Comunitário do Jardim Itápolis

Emily se orgulha de fazer parte das iniciativas de caráter preventivo do programa. “Mesmo durante a pandemia continuamos com as orientações, de forma virtual, explicando aos grupos de mães, crianças e adolescentes sobre os prejuízos que o açúcar pode causar na boca. Este trabalho, para mim, é muito importante, até como cidadã, pois transmitindo ao próximo o nosso conhecimento, além de um aprendizado, crescemos como pessoas, damos valor às pequenas coisas do dia a dia e nos transformamos em um ser humano melhor”.

Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, enaltece a prática voluntária e destaca a união de todos na luta por um futuro melhor. “Todos os anos, os voluntários que contribuem com a atuação do Programa Adotei um Sorriso, possibilitam que mais crianças e adolescentes possam sorrir sem medo, de forma saudável e serem mais felizes. A compaixão que demonstram pelas crianças que necessitam de apoio é uma inspiração para todos nós”.

Se você é dentista ou psicólogo, seja voluntário do Programa Adotei um Sorriso. Entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail adotei@fadc.org.br ou WhatsApp (11) 94512-4119, e ajude a transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes que estão perto de você.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais