Notícias

Como as empresas podem apoiar a amamentação?

17/08/2023
Como as empresas podem apoiar a amamentação?

No contexto atual, onde a equidade de gênero e o bem-estar dos colaboradores estão cada vez mais em pauta, as empresas estão assumindo um papel essencial em apoiar as colaboradoras que são mães durante o período de aleitamento materno. Ao reconhecer a importância da amamentação para a saúde das crianças e o vínculo entre mãe e filho, além do impacto do processo no bem-estar e desempenho das colaboradoras, muitas organizações podem adotar medidas proativas para garantir que suas colaboradoras possam amamentar com facilidade, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, tais como:

Salas de lactação: uma das iniciativas mais valorizadas é a criação de espaços apropriados para que as mães possam extrair leite ou amamentar. Salas de lactação bem equipadas, com espaço dedicado a armazenamento e refrigeração, que garantam privacidade e conforto, têm se tornado uma iniciativa de qualidade para empresas comprometidas com o bem-estar das mães.

Flexibilidade de horários: ao compreender as necessidades das mães que amamentam, as empresas podem oferecer horários flexíveis para que as colaboradoras que estejam passando por este período possam ajustar as suas tarefas de trabalho em torno dos momentos de amamentação, contribuindo para um equilíbrio entre a vida profissional e a maternidade.

Políticas de licença-maternidade e licença-paternidade estendidas: as empresas também podem ampliar a licença-maternidade e, também, oferecer a licença-paternidade estendida, reconhecendo que a presença dos pais é crucial nos primeiros meses de vida da criança. Tal abordagem fortalece a parceria entre os casais e promove a igualdade de gênero.

Apoio psicológico: a transição para a maternidade pode ser desafiadora. Por isso, as instituições podem oferecer serviços de apoio psicológico, como grupos de apoio a mães, aconselhamento psicológico ou parcerias com profissionais de saúde mental.

De acordo com Bruna Grazielle, consultora de amamentação, “é importante que empresas, assim como familiares, vizinhos e amigos valorizem a amamentação e proporcionem apoio emocional às mães. Todos podem ajudar e incentivar. Todos nós somos parceiros da amamentação. Trata-se de um momento de acolhimento e devemos defender o direito das mulheres de poderem amamentar os seus filhos”.

À medida que as empresas adotam iniciativas como estas, acabam demonstrando não apenas sensibilidade e respeito pelos desafios enfrentados pelas mães, mas também promovem um ambiente de trabalho mais saudável, equitativo e inclusivo. Trata-se de um compromisso que ajuda as mães e contribui para uma cultura corporativa mais sólida. A aposta na promoção de ambientes amigáveis para mães durante o período de aleitamento materno é um investimento no bem-estar humano e no sucesso coletivo.

Programa Empresa Amiga da Criança

Criado em 1995 pela Fundação Abrinq, o Programa Empresa Amiga da Criança engaja e reconhece as empresas que realizam ações de responsabilidade social corporativa voltadas para a infância e adolescência, como o estímulo ao aleitamento materno.

Clique aqui e saiba como sua empresa pode fazer parte do programa.

Cada Gota Importa

A campanha Cada Gota Importa, criada pela Fundação Abrinq, oferece informações detalhadas sobre os direitos da mãe lactante e como as empresas podem ajudar durante o processo do aleitamento materno. Acesse o site da campanha e confira uma cartilha exclusiva com boas práticas para empresas e mães que trabalham e amamentam. Aprenda, também, a criar ambientes acolhedores e favoráveis à amamentação, promovendo a Saúde e o bem-estar dos bebês, além de fortalecer a relação entre mães e empresas.

Clique aqui para acessar.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais