Notícias

Como a Covid-19 afeta a saúde e alimentação das mães, gestantes e dos bebês?

05/06/2020
Como a Covid-19 afeta a saúde e alimentação das mães, gestantes e dos bebês

Em um momento de especial cuidado com a saúde da população mundial, gestantes, puérperas e bebês precisam de atenção redobrada já que, segundo o Ministério da Saúde, eles estão no grupo de risco para possíveis complicações da Covid-19. Em gestantes, devido às adaptações fisiológicas ou eventos adversos na gravidez, a dispneia, febre, sintomas gastrointestinais ou fadiga podem se sobrepor aos sintomas da Covid-19. 

Por esse motivo, reforçar os hábitos de higiene, além do distanciamento e isolamento social, é fundamental para prevenir a doença. Outro fator importante para o desenvolvimento e a manutenção da saúde da mãe e do bebê é a alimentação. O pediatra Yechiel Moises Chencinski, consultor da Fundação Abrinq, separou algumas dicas de amamentação e alimentação durante o período de isolamento, como também para a prevenção e proteção da Covid-19. Confira quais são:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com um lenço ou com o braço. Lembre-se de não utilizar as mãos nestes casos;
  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos. Se necessário, higienize-se. Ao tocar, lave sempre as mãos como indicado;
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;
  • Higienize com frequência os móveis, brinquedos e outros objetos da casa ou que tiver contato físico;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas;
  • Utilize máscara ao sair. Se puder, fique em casa;
  • Pessoas infectadas ou com sintomas devem evitar o contato físico com outros indivíduos, em especial, com os idosos;
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Para as mães que estão amamentando, com suspeita ou com a Covid-19: manter o aleitamento materno de acordo com as recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do Ministério da Saúde e do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (DCAM), é extremamente importante. Portanto, nestes casos, as mães devem lavar as mãos, por 20 segundos ou mais, antes de pegarem o bebê e usar uma máscara de proteção para amamentar. Após a mamada, é necessário que lavem as mãos por 20 segundos ou mais.

Para as mães que não estão amamentando: todo o equipamento utilizado, como a mamadeira e os bicos, deve ser higienizado. A mãe pode oferecer o leite para o seu bebê utilizando as mesmas recomendações de higiene, as lavagens das mãos, antes e depois de cada mamada, e o uso de máscaras.

Para as mães que estão amamentando e desejam retirar o seu leite para oferecer à criança: os procedimentos de higiene devem ser os mesmos: lavar as mãos e usar a máscara de proteção. As mães também devem seguir as recomendações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em relação à retirada e armazenamento do leite. Se possível, outra pessoa treinada, devidamente protegida, pode oferecer o leite em um copinho à criança.

Para a alimentação das mães: toda a rotina de nutrientes e preparo deve ser mantida para a mãe e o bebê. Atenção à higienização rigorosa das mãos, antes de iniciar o preparo dos alimentos. O hipoclorito de sódio serve para a esterilização das verduras, frutas e legumes que serão ingeridos crus. “O cardápio da mãe e da criança deve seguir as mesmas recomendações médicas indicadas antes da pandemia, não existindo nada em especial que deva ser oferecido neste momento”, ressalta o pediatra. 

Muito cuidado com as carnes e os ovos crus. Esses alimentos não devem ser oferecidos ou consumidos, por conta do risco de contaminação biológica e das toxinas que podem estar presentes neles. Sempre que possível, ofereça ou consuma alimentos cozidos ou assados. Lembre-se também de higienizar a embalagem, o alimento e a superfície que será utilizada para o preparo do alimento como, por exemplo, as pias, as bancadas, os talheres e equipamentos.

Para a compra e encomenda de alimentos: no caso da compra ou encomenda de um alimento, antes de abri-lo, a embalagem deve ser higienizada com a solução de hipoclorito de sódio 50 ml em um litro de água. 

Em caso de outras dúvidas, procure um médico ou serviço de saúde.

Durante a pandemia, você pode fazer a diferença apoiando a campanha de combate à fome da Fundação Abrinq. Clique aqui e saiba como.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais